Eventos


A nova cara do Governo de SC

Ainda como governador em exercício, Pinho Moreira vem imprimindo um novo perfil na equipe de governo, com trocas de diretores e secretários

Raimundo Colombo, governador licenciado de Santa Catarina, deve retornar em abril apenas para fazer a renúncia formal ao cargo, finalizando o processo de transição do comando do Executivo. A partir daí irá se dedicar à construção da candidatura ao Senado. Desde que assumiu como interino, Pinho Moreira já empossou sete novos secretários. Outros nomes, porém, ainda serão anunciados.

A medida mais impactante foi a desativação de 15 Agências Regionais de Desenvolvimento (ADRs). O modelo de gestão descentralizada foi criado pelo emedebista Luiz Henrique da Silveira, enquanto governador.

Na mesma oportunidade também foi anunciada a desativação de quatro secretarias executivas. Como justificativa, a economia de aproximadamente R$ 50 milhões anuais, entre folha de pagamento e manutenção das estruturas. A desativação de outras ADRs não está descartada, como revelou Pinho Moreira ainda em fevereiro.

A Rede Catarinense de Notícias – RCN fez um levantamento apontando quem são os novos nomes de confiança do governo.

Secretaria de Segurança Pública: Alceu de Oliveira Pinto Junior

Professor, formado em Direito pela UFSC. Mestre e doutor em Ciência Jurídica pela Univali, onde foi diretor e coordenador. Integrou a equipe de formulação do Curso de Bacharel em Segurança Pública. Coordenou os cursos de pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal, na Escola do Ministério Público/SC. Atuou como professor de Criminologia, Política Criminal e Didática do Ensino Superior.

Secretaria da Casa Civil: Luciano Veloso Lima

Administrador, servidor da Casa Civil há 20 anos. Atuou como gerente de Recursos Humanos, diretor de Assuntos Administrativos e nos últimos anos como secretário adjunto da pasta.

Secretaria de Saúde: Acélio Casagrande

Ocupava o cargo de secretário executivo de Articulação Nacional. Formado em Administração e Gestão de Recursos Humanos, com MBA em Gestão Pública. Começou a carreira política em 1993 como chefe de gabinete do ex-prefeito de Criciúma e atual vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. Posteriormente foi nomeado secretário municipal de Saúde e, mais tarde, secretário da Fazenda. Em 2001, eleito vereador em Criciúma. Foi deputado federal de 2007 a 2011. Entre 2011 e 2012 foi secretário de Articulação Nacional. Em seguida, assumiu como adjunto na secretaria de Saúde, até 2014. Posteriormente, voltou para a secretaria de Articulação Nacional.

Secretaria da Fazenda:
Paulo Eli

Formado pela UFSC nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Fazendária. Ingressou no serviço público em 1977. Em 1984 assumiu como Fiscal de Tributos Estaduais. Atua há 34 anos na Secretaria da Fazenda de SC.

Secretário adjunto: Marco Aurélio Dutra. Era adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Secretaria de Comunicação: Marcelo Mello Rego

Formado em Engenharia, Economia e História. Foi diretor de Comunicação e Relações Externas da Cia Hering. Foi secretário de Comunicação Social da prefeitura de Blumenau por duas gestões e membro fundador e diretor do Grupo dos Profissionais de Comunicação e Marketing de Blumenau. Deputado estadual de 1990 a 1994. Foi diretor de Desenvolvimento Econômico na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Integração ao Mercosul. Atuaou ainda como diretor de Divulgação por oito anos na Secretaria de Comunicação nos dois mandatos do governador Luiz Henrique.

Secretária adjunta: Rejane Benvenuto Andrade

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável: Adenilso Biasus

Formado em Direito com especialização em Direito Público. Exerceu o cargo de procurador jurídico de diversos municípios e câmaras de vereadores da região Oeste. Foi professor universitário na área do Direito Constitucional. Eleito vereador de Xanxerê em 2013. Atualmente exerce a advocacia nas áreas pública e privada.

Secretaria de Assistência Social: Romanna Remor

Assume o cargo no dia 12 de março. Formada em Relações Internacionais com ênfase em Política e Economia Internacional, com mestrado em Administração Pública. Eleita vereadora em Criciúma em 2008. Em 2011 assumiu por um período como deputada federal suplente.

 







< Voltar para eventos


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade