<< Voltar

Notícias


Árvores causam estragos na rede de energia elétrica da região

15/02/2021

Região


Árvores causam estragos na rede de energia elétrica

Em dez dias foram registrados dois problemas de abastecimento de energia elétrica causados por queda de árvores na área de abrangência da CERSUL. Em cada uma das ocorrências foram cerca de quatro horas de atendimento.


Neste domingo (14) a queda de árvores aconteceu na comunidade de Sanga do Engenho em Forquilhinha. Levou cerca de quatro horas para o restabelecimento da rede. Já na quinta-feira dia 4 a queda de árvores aconteceu na comunidade de Jundiá em Meleiro. Foram muitas horas de trabalho, sendo que três localidades foram afetadas sem fornecimento de energia devido aos estragos: Jundiá, Poço da Lontra e Tranqueiras. Postes chegaram a ser quebrados e precisaram ser trocados. Com as manobras da equipe técnica a energia elétrica pode ser restabelecida de forma mais ágil para minimizar os impactos em mais associados, porém algumas famílias chegaram a ficar aproximadamente dez horas sem energia.

O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette (Nei), lembra que estragos e transtornos causados por queda de árvores podem ser evitados. Principalmente eucaliptos e pinus causam muitos problemas nas redes de energia. A legislação prevê uma distância segura tanto para estas espécies quanto as demais.

Para que se evite interrupções de energias causadas por quedas de árvores, é preciso que respeite-se a distância prevista na Lei nº 17.588 de outubro de 2018, que estabelece limites para o plantio de árvores exóticas e nativas próximo à rede de distribuição de energia elétrica: 7,5 metros para ambos os lados, quando trata-se de plantio de vegetação nativa e 15 metros para ambos os lados no plantio de espécies exóticas (eucaliptus e pinus).

Nei lembra que quando as árvores não estão plantadas dentro dos limites estabelecidos na lei, o associado da CERSUL deve entrar em contato com a cooperativa para que a equipe técnica analise a poda, e possa evitar estragos como os causados nos últimos dias. “Situações como estas trazem transtornos para vários associados e prejuízos extras, que poderiam ser voltados para melhorias das redes. É preciso que se evite o plantio fora da legislação, como também rever e podar nos locais que se encontra fora destes limites”, lembra o presidente.

Mais estragos

Os temporais de verão ainda causaram outras ocorrências. Na tarde de domingo um raio fez com que o padrão de energia de uma residência na comunidade de Sanga da Toca, em Araranguá, estourasse. O padrão e a caixa de energia ficaram avariados, e o entorno na grama ainda ficou com marcas da força do raio. A equipe de plantão foi até a residência e restabeleceu a energia elétrica. O raio não chegou a comprometer o restante da rede.

#

Nenhum ítem cadastrado


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade