<< Voltar

Notícias


Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus

25/07/2020

Será realizado na próxima terça-feira (28), das 9h30 às 11h30, o debate " Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode ajudar na preparação para as próximas eleições municipais? ", com o intuito de apresentar os principais aprendizados decorrentes da atual crise e preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das Eleições 2020.

O encontro virtual é aberto à sociedade em geral e tem as inscrições gratuitas. Ainda há vagas disponíveis, porém limitadas. Para se inscrever, acesse a [ https://bit.ly/2CeGZXP | página do evento ] no Sympla. Os participantes poderão realizar perguntas para os debatedores em tempo real.

O painel será mediado pela jornalista Petria Chaves e contará com a participação do juiz do Pleno do TRE-SC, Francisco Dellpizzo Miranda (representando o presidente do Tribunal, desembargador Jaime Ramos); do diretor da EJESC, juiz Wilson Pereira Júnior; do promotor eleitoral de Itaiópolis-SC, Pedro Roberto Decomain; do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SC, Paulo Fretta Moreira, da secretária de Controle Interno e Auditoria do Tribunal, Denise Schlickmann; do assistente de Ações Institucionais da EJESC, Guilherme Delbem; da diretora de Conteúdo da Agência Lupa, Natália Leal; do codiretor do IT&E, Ariel Kogan; do diretor do MCCE, Luciano Caparroz Pereira Santos.

Democracia Digital – Eleições 2020

O debate faz parte do evento online “Democracia Digital – Eleições 2020”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), em parceria com a Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa no próximo pleito.




Além do painel, será realizada pela Agência Lupa a oficina de checagem de informações intitulada "Como combater a pandemia de desinformação durante o processo eleitoral", com o professor do Lupa Educação, Raphael Kapa, das 14h às 16h. Podem participar desta atividade profissionais que trabalharão na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral, especialmente jornalistas de veículos de imprensa do estado e servidores públicos da área da Comunicação. Juízes e promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral também podem acompanhar a oficina.




As inscrições são igualmente limitadas, restando poucas vagas, e também devem ser efetuadas na [ https://bit.ly/38Zydsv | página do evento ] no Sympla. O conteúdo da oficina online incluirá os seguintes temas: o que aprendemos nas Eleições 2018 e com a pandemia do novo coronavírus; metodologia de checagem; bots e trolls; mecanismos para identificar imagens e notícias falsas; e dicas básicas para não 'cair' em notícias falsas.

Os participantes que se inscreverem no debate e/ou na oficina devem utilizar, preferencialmente, um endereço de e-mail pessoal, para evitar que o e-mail de confirmação de inscrição caia na caixa de spam - risco comum em e-mails institucionais - e acompanhar as mensagens que serão encaminhadas pelos realizadores inclusive durante o evento (manhã e tarde).

# TRE/SC

Nenhum ítem cadastrado


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade