<< Voltar

Notícias


Turvo-CERSUL investe no trabalho em redes energizadas

03/02/2021

CERSUL investe no trabalho em redes energizadas


 


Existe um melhor dia da semana para ficar cerca de quatro horas sem energia elétrica? Pois já houve um período que esta decisão era necessária ser tomada, mas graças ao trabalho de uma equipe especializada e treinada, que cerca de 18 mil associados não sentem mais os reflexos de horas sem luz em suas residências ou empresas. A chamada equipe ‘linha viva’ da CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) concluiu mais um treinamento e ampliou o número de funcionários com qualificação técnica para realizar manutenções na rede de distribuição sem causar a interrupção do fornecimento de energia elétrica.


 


O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette, reforça que a diretoria se preocupa em ir além das exigências contidas na legislação para que o associado seja bem atendido, e por isso, qualifica os técnicos e aprimora os trabalhos. Desta forma o treinamento ofertado ampliou de cinco profissionais para nove capacitados no setor. O responsável pela capacitação foi o professor Jucemar Cardoso da Silva, que inclusive possui um manual escrito para trabalhos em redes de energia elétrica energizadas (Linha Viva). Nei assegura que é um diferencial manter uma equipe destinada aos trabalhos de Linha Viva em atendimento ao seu associado, sendo que hoje, a CERSUL atende a maior extensão de rede entre as cooperativas do estado de Santa Catarina. O presidente cita que investir no trabalho com a linha energizada, em consonância com as normativas, trazem resultados diferenciados. “A evolução tecnológica traz contribuições”.


 


O gerente técnico, Rômulo Grechi, lembra que além de atender as ocorrências de reparo, a equipe de Linha Viva efetua o trabalho de manutenção preventiva, identificando fragilidades na rede elétrica para antecipação de possíveis interrupções no fornecimento aos consumidor. “Este serviço propicia diversas vantagens, como evitar que o trabalhador precise atuar no domingo, como ocorria antigamente, e também evita que os associados fiquem horas sem fornecimento de energia, que causa transtornos nas residências, empresas e até confraternizações e festas de comunidades”.


 


Conforme o técnico em segurança do trabalho, Domingos Clauber Colonetti, atualmente são raros os casos em que precisa haver o desligamento da rede de energia. “Para atuar na rede energizada existem vários procedimentos a serem seguidos e também a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPIs e EPCs) especiais. Nossos profissionais são qualificados e atuam com segurança em suas atividades sem desligar a rede”. Rômulo e Clauber lembram que as interrupções de energia ainda acarretam problemas para quem depende ainda mais dela: aqueles que usam equipamentos de sobrevida, como respiradores ou ventilador pulmonar, e as entidades que prestam serviços essenciais, como hospitais e órgãos de segurança pública (como polícia civil, militar e bombeiros).


 


A psicóloga, Camila Zanette Cirimbelli, aponta que foram investidas 160 horas de capacitação entre aulas teóricas e práticas a fim de oferecer condições técnicas para um trabalho mais seguro. A psicóloga, Elisangela Manenti, complementa que o investimento na qualificação dos eletricistas de rede energizada se faz muito importante visto que com essa equipe a cooperativa consegue atender com excelência o associado. “A Cooperativa investe na qualificação dos profissionais para que os mesmos sempre estejam muito preparados para realizar um serviço de qualidade e segurança a todos”.

#

Nenhum ítem cadastrado


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade