<< Voltar

Notícias


Vegetação pode trazer danos a rede elétrica

09/02/2021


Região


Vegetação pode trazer danos a rede elétrica
Legislação prevê distância de segurança para plantas nativas e exóticas


A vegetação é sempre bem-vinda e deve ser preservada. Porém quando as copas e os galhos vistosos das árvores disputam o mesmo espaço com a rede elétrica acabam causando danos e prejuízos à rede de distribuição, comprometendo também o fornecimento de energia elétrica ao consumidor.

O presidente da CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia), Jonnei Zanette (Nei), pontua que é muito importante garantir o fornecimento de energia. Para isto, a equipe técnica da CERSUL atua de forma preventiva na orientação, fiscalização e auxílio diante desta situação.

O gerente técnico, Rômulo Grechi; o técnico em segurança do trabalho, Domingos Clauber Colonetti e a engenheira ambiental, Andreia Arcaro, observam que a legislação prevê que o proprietário do terreno por onde passa a rede elétrica respeitem a distância prevista na Lei nº 17.588 de outubro de 2018, que estabelece limites para o plantio de árvores exóticas e nativas próximo à rede de distribuição de energia elétrica.

Dentro destes quesitos é necessário observar alguns itens para oferecer mais segurança para a população e não comprometer ainda a rede de energia elétrica, onde deverá ser respeitada uma distância de 7,5 metros para ambos os lados, quando trata-se de plantio de vegetação nativa e 15 metros para ambos os lados no plantio de espécies exóticas (eucaliptus e pinus).

Os técnicos explicam que respeitando essa distância adequada entre a vegetação e a rede elétrica evitam-se vários riscos como nos dias de ventos e tempestades em que galhos de árvores podem cair sobre a rede provocando curto-circuito e consequente interrupção do fornecimento de energia. Ainda pontuam que se deve evitar o plantio de árvores de grande porte, abaixo ou próximo a rede elétrica.

Em qualquer situação onde possa ocorrer contato de árvores e/ou próximo a rede elétrica, é preciso que o associado avise a CERSUL e pode fazer o chamado pelo telefone 0800 643 1920 (ligação gratuita).

Os profissionais técnicos visitarão o local para constatar se há necessidade de poda das árvores, sendo que esta atividade só pode ser realizada por pessoal habilitado e treinado, pois apresenta risco de acidentes. “Poda realizada de forma inadequada pode gerar queda de galhos ou árvores sobre a rede energizada, que acaba provocando a interrupção do fornecimento de energia elétrica, e mais grave, acaba colocando em risco a vida de quem estiver próximo. Não tente executar a poda por conta própria”, cita o gerente técnico Rômulo.

A CERSUL possui equipe técnica habilitada e capacitada para a execução das respectivas podas, realizando a poda ecológica na vegetação. Esse tipo de poda evita que a árvore seja prejudicada e dessa forma contribui para a preservação do meio ambiente.

O técnico em segurança do trabalho, Domingos Clauber deixa um alerta. “Fique atento a segurança, pois a vegetação próxima a rede elétrica também pode causar choque elétrico. Em dias de chuva devido a umidade as árvores podem ficar energizadas. Em caso de necessidade comunique a CERSUL no 0800 643 1920 (ligação gratuita) e mantenha distância”.

A engenheira ambiental, Andreia, orienta que o associado entre em contato com a CERSUL antes de realizar o plantio de vegetação próximo a rede, bem como antes de realizar o corte da mesma, pois devem ser observadas e respeitadas as respectivas Legislações Ambientais. O não cumprimento da Legislação pode acarretar em Crime Ambiental, conforme prevê a Lei nº 9.605/1998 de crimes ambientais.

A psicóloga da cooperativa, Camila Zanette Cirimbelli, cita aos cooperados, a observação ao Estatuto Social, que indica a contribuição de não plantar vegetação que possa atingir fios e cabos na faixa de domínio de redes de distribuição, sendo necessário retirá-las se existentes.

#

Nenhum ítem cadastrado


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade