<< Voltar

Notícias


Primeiro Encontro de Produtores Rurais e da Agricultura Familiar revela números da economia e produção de Meleiro

27/08/2023

Primeiro Encontro de Produtores Rurais e da Agricultura Familiar revela números da economia e produção de Meleiro 


Município tem a segunda maior movimentação econômica do Vale do Araranguá e é o segundo em produção agrícola na AMESC


 


Na noitede sexta-feira, 25 de agosto, mais de 450 agricultores, empresários do agronegócio, autoridades municipais, lideranças do setor primário e familiares, compareceram em grande número ao Pavilhão do Arroz para prestigiar o 1º Encontro de Produtores Rurais e da Agricultura Familiar. O evento objetivou revelar à família rural de Meleiro, o quanto ela contribui para a produção de alimentos e a geração de uma economia forte, que vem se destacando em nível regional e estadual.  Após a formação da mesa de honra, com a presença do Prefeito Eder Mattos, Vice Pedro Luiz Schuvartz, presidente da Câmara Jonas Ostetto, secretários municipais, presidente do CMDR, Antonio Simoni Oliveira, presidentes dos sindicatos Rural, João Ceccon e dos Trabalhadores Rurais, Antoninho Dal Molin Nêto, supervisora do Senar Sul, Sueli Silveira Rosa. 


Em sua fala, o Prefeito Eder Mattos  destacou o objetivo do encontro, que teve a iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Rural, que por sua vez buscaram apoiadores.


“Só me indigna com a nossa república, porque é nos pequenos municípios que se trabalha muito demais e no final o recurso vai para Brasília para o governo fazer o que bem quer”, disse. 


Também usaram da palavra os apoiadores, dos bancos cooperativos, Sicoob Credisulca e Cresol. 


 


AGRONEGÓCIO É O CARRO-CHEFE DE MELEIRO 


 


Em sua palestra sobre o desenvolvimento econômico na região do extremo sul catarinense, Ailson Piva, responsável pelo movimento econômico da Amesc, “abriu a caixa preta” com números gerados pelo agronegócio de Meleiro, destacando Valor adicionado de ICMS.


Segundo o levantamento, no ano que passou o município de Meleiro deu um salto no valor Adicionado, com 35,% de arrecadação contra 20,39% do Estado. “São números excelentes, infelizmente estes valores não vão refletir imediatamente e sim daqui a dois anos”, explicou. Segundo Piva, a agricultura meleirense gerou em 2022 um total de R$ 371 bilhões na economia do Município. Destes recursos, 25% vêm da indústria e comércio, sendo que 69% é gerado pela produção primária. Os produtos que movimentam o setor são, entre outros: Arroz, frango, milho, leite e outras culturas.


 


AMADO BATISTA NA VII AGRIMELEIRO


 


Na sua fala de agradecimento, o Prefeito Eder Mattos destacou que o Município vai estimular uma campanha de valorização do comércio local, com valiosos brindes, entre eles: Moto, TV 55 polegadas e uma geladeira, entre outros prêmios. Anunciou ainda que já assegurou com o empresário, um show com o cantor Amado Batista, para a VII Agrimeleiro, que acontecerá de 16 a 19 de maio de 2024. Outros shows nacionais também devem ser confirmados. 


Após a palestra aconteceu o sorteio de muitos brindes oferecidos pelas empresas do agronegócio, como Arroz Urbano, Arroz Célia e Cerealista Migra e Comercial Schuvartz. Outro ponto alto do encontro foi  Jantar Típico Italiano preparado pelo chefe Téio. A musicalidade esteve presente através da dupla Keber e Aguinaldo, só modão. Os organizadores agradecem aos patrocinadores, lideranças e empresários do agronegócio que compareceu ao evento, considerado um sucesso. 

#

Nenhum ítem cadastrado


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade