<< Voltar

Notícias | Economia


COOPERATIVISMO: Número de associados a cooperativas de crédito cresceu 42,3%

23/04/2019

 


COOPERATIVISMO


 Número de associados a cooperativas de crédito cresceu 42,3%


O percentual representa o salto de 1,22 milhão de associados em 2015 para 1,74 milhão em 2018


 


Segundo dados da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o número de associados a cooperativas de crédito aumentou 42,3% nos últimos quatro anos. O percentual representa o salto de 1,22 milhão de associados em 2015 para 1,74 milhão em 2018. A taxa média de crescimento anual foi de 12,5%. 


O crescimento ajudou o cooperativismo no geral a avançar 27,7% entre 2015 e 2018. Outros setores importantes também tiveram expansão, como o agropecuário (3,5%), a saúde (5,5%), e a infraestrutura (8,8%). A expectativa da Ocesc é de que o cooperativismo cresça acima de 10% em 2019. 


"Não vejo com surpresa e acho que é normal pelo trabalho que as cooperativas de crédito estão fazendo no Estado e no Sul do país", disse o presidente do Sicoob, Rui Schneider da Silva. Para ele, as cooperativas de crédito são as únicas entidades que ainda estão fazendo inclusão financeira e a tendência é de evoluir ainda mais. 


"As pessoas estão vendo que se associar a cooperativas agrega recursos à sua família e aos seus participantes e por isso temos um aumento de 10%, 12% todo ano", afirmou. "Mostra que as cooperativas estão trabalhando direitinho, cumprindo suas metas. [Vamos crescer] se continuarmos no mesmo ritmo, se continuarmos contando com a confiança das pessoas que viram associadas e atraem mais pessoas. É um trabalho de formiguinha", disse. 


Segundo Schneider, só o Sicoob deve chegar a 1 milhão  de associados ainda no primeiro semestre. 


Hoje, existem 61 cooperativas de crédito em Santa Catarina. Elas empregam mais de 9,5 mil pessoas e movimentaram R$ 5,31 bilhões em 2018. Segundo a Ocesc, houve um crescimento significativo da presença de mulheres no quadro de associados: atualmente, elas representam 38% do total. Também aumentou o número de jovens com até 25 anos: eles representam 16%.


Outro segmento que avançou muito foi o de pessoas jurídicas. Segundo dados do Banco Central, o crescimento da adesão de empresas já é maior do que de pessoas físicas.


Fonte: Adjori/SC


 

# Adjori/SC

Mostrando 1 - 12. Total de 157 em 14 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade