Temporada de turismo na Serra teve queda de 33% no faturamento
30/09/2020
Segundo levantamento apresentado nesta terça-feira (29) pela Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) dois terços dos
empresários avaliaram o movimento da temporada de inverno na Serra
catarinense como ruim (37,2%) ou muito ruim (30%). Com a queda por conta da
pandemia de Coronavírus, o faturamento das empresas caiu 33,7% em relação a
temporada passada.
O setor mais afetado foi a hotelaria. A taxa de ocupação de leitos em
hotéis e pousadas despencou de 67,5% em 2019 para 26,3% neste ano. Já o
faturamento caiu 63%. Os únicos setores que consideraram esta temporada
positiva foram o de supermercados e o de farmácias.
Com o movimento e o faturamento caindo, 44% dos empresários afirmaram que
precisaram realizar demissões no período. Já 25,6% optou por conceder
férias coletivas e 19,6% reduziu a jornada de trabalho dos funcionários com
diminuição no salário. A pesquisa também mostrou que, no período, 2,9% das
empresas da região fecharam temporariamente, e 1,4%, definitivamente.
A onda de frio e a previsão de neve no fim de agosto ajudaram a amenizar os
impactos negativos desta temporada. Considerando as restrições, os hotéis
da região registraram 91% de taxa de ocupação no período. Outro fator que
amenizou as perdas foi a alta no ticket médio (R$ 107,60), que subiu 34% em
relação ao ano passado.
Apesar da temporada ter sido ruim em 2020, os empresários do turismo estão
otimistas que o setor consiga se recuperar num futuro próximo. "Vejo com
otimismo o futuro do turismo na Serra. Temos um tesouro inesgotável em
Santa Catarina e em nossa região. O que não falta é potencial turístico no
Estado, mas precisamos puxar a corda para o mesmo lado, trabalhar de forma
organizada e manter a sustentabilidade", destacou o empresário de Bom
Jardim da Serra, Mário Michels.
Já o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/SC, Marco
Aurélio Floriani, acredita que, para se recuperar da crise, o setor
turístico catarinense precisa melhorar sua comunicação interna e apresentar
Santa Catarina como um produto único. "Estamos vendendo a Serra para o
Litoral? E o Litoral para o Oeste? Será que o catarinense conhece o próprio
Estado?", ressaltou.
Mostrando 1 - 12. Total de 157 em 14 página(s).
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Últimas Notícias
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Jornal Sul Catarinense