<< Voltar

Notícias | Economia


Temporada de turismo na Serra teve queda de 33% no faturamento

30/09/2020

Segundo levantamento apresentado nesta terça-feira (29) pela Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) dois terços dos
empresários avaliaram o movimento da temporada de inverno na Serra
catarinense como ruim (37,2%) ou muito ruim (30%). Com a queda por conta da
pandemia de Coronavírus, o faturamento das empresas caiu 33,7% em relação a
temporada passada.

O setor mais afetado foi a hotelaria. A taxa de ocupação de leitos em
hotéis e pousadas despencou de 67,5% em 2019 para 26,3% neste ano. Já o
faturamento caiu 63%. Os únicos setores que consideraram esta temporada
positiva foram o de supermercados e o de farmácias.

Com o movimento e o faturamento caindo, 44% dos empresários afirmaram que
precisaram realizar demissões no período. Já 25,6% optou por conceder
férias coletivas e 19,6% reduziu a jornada de trabalho dos funcionários com
diminuição no salário. A pesquisa também mostrou que, no período, 2,9% das
empresas da região fecharam temporariamente, e 1,4%, definitivamente.

A onda de frio e a previsão de neve no fim de agosto ajudaram a amenizar os
impactos negativos desta temporada. Considerando as restrições, os hotéis
da região registraram 91% de taxa de ocupação no período. Outro fator que
amenizou as perdas foi a alta no ticket médio (R$ 107,60), que subiu 34% em
relação ao ano passado.

Apesar da temporada ter sido ruim em 2020, os empresários do turismo estão
otimistas que o setor consiga se recuperar num futuro próximo. "Vejo com
otimismo o futuro do turismo na Serra. Temos um tesouro inesgotável em
Santa Catarina e em nossa região. O que não falta é potencial turístico no
Estado, mas precisamos puxar a corda para o mesmo lado, trabalhar de forma
organizada e manter a sustentabilidade", destacou o empresário de Bom
Jardim da Serra, Mário Michels.

Já o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/SC, Marco
Aurélio Floriani, acredita que, para se recuperar da crise, o setor
turístico catarinense precisa melhorar sua comunicação interna e apresentar
Santa Catarina como um produto único. "Estamos vendendo a Serra para o
Litoral? E o Litoral para o Oeste? Será que o catarinense conhece o próprio
Estado?", ressaltou.

# Adjori/SC- Foto Cristiano Estrela(Secom)

Mostrando 1 - 12. Total de 157 em 14 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade