<< Voltar

Notícias


Passo de Torres: 8ª cidade que mais cresceu proporcionalmente no Brasil

30/06/2023

Passo de Torres: 8ª cidade que mais cresceu proporcionalmente no Brasil


 


Passo de Torres é a oitava cidade que mais cresceu proporcionalmente no Brasil, segundo o Censo de 2022 divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira 28 de junho. A cidade catarinense quase dobrou sua população em 12 anos, passando de 6.627 habitantes em 2010 para 12.897 em 2022, um aumento de 95%. Esse crescimento impressionante coloca Passo de Torres à frente de outras cidades brasileiras que também registraram altas taxas de expansão demográfica.


O Censo de 2022 revelou ainda que o Brasil atingiu 203.062.512 habitantes no ano passado, mostrando uma forte desaceleração do ritmo de crescimento populacional. Esse fenômeno é resultado de vários fatores, como a queda da taxa de fecundidade, o aumento da expectativa de vida e as mudanças nos padrões migratórios.


O censo é uma pesquisa que coleta dados sobre a população e as características socioeconômicas de um país. O censo é importante porque permite conhecer a realidade do território nacional, as necessidades e demandas da sociedade, e planejar políticas públicas adequadas para o desenvolvimento. Ele também fornece informações para o cálculo de indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a distribuição de recursos entre os estados e municípios. 


A pesquisa é realizada a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mobiliza milhares de recenseadores para visitar todos os domicílios do país e aplicar um questionário padronizado. O último censo foi realizado em 2010 e o próximo deveria ter sido em 2020 mas foi adiado para 2022 devido à pandemia de covid-19.

#

Nenhum ítem cadastrado


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade