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Notícias | Educação


Alunos da EEB Pedro Simon, de Ermo estudam produção textual e elaboram reportagens

26/06/2017

Com o apoio das mídias tecnológicas, foi desenvolvido com alunos do nono ano o Projeto ‘Gênero Textual: reportagem’, durante as aulas de Língua Portuguesa da EEB Pedro Simon, escola de Ermo, da área de abrangência da Gerência Regional de Educação de Araranguá.


A professora da disciplina, Fábia Mattos de Borba, explica que o objetivo era analisar e identificar a reportagem, seus aspectos e características, motivando os alunos para o estudo deste gênero, e produção e edição de reportagens. “A pesquisa de campo foi elencada pelos alunos como o ponto mais difícil. Ocupamos tempo no estudo do gênero, na elaboração de perguntas para a pesquisa de campo, rascunhos, reestruturação e digitação. Como ponto positivo desta proposta aponto que todos os alunos participaram das atividades, houve superações e conseguimos belos produtos finais”.


Fábia destacou que foi utilizada a ferramenta Classroom (Google For Education), para digitação das reportagens, formatação do texto e ilustração com imagens. “A utilização do programa proporcionou aos estudantes um processo de aprendizagem atraente, motivando-os à pesquisa, leitura, interação com os colegas e a criação de um novo produto. Os resultados da atividade na web são compartilhados com os próprios colegas em sala de aula, de forma que todos têm acesso ao que foi produzido”, conta.


Entre as atividades desenvolvidas para que os objetivos fossem alcançados no Projeto estavam leitura, pesquisa - sobre o que é reportagem, qual a diferença entre reportagem e notícia, como desenvolver uma reportagem, organização da sala em equipes para elaboração de entrevistas com os temas escolhidos, elaboração de perguntas para pesquisa de campo com profissionais ligados aos temas, coleta de materiais em revistas e jornais, correção das produções e digitação e formatação no Classroom.


A aluna Andressa Rodrigues Lino falou de sua experiência no projeto utilizando as mídias tecnológicas. “Desde o ano passado é através desta ferramenta que realizamos trabalhos, produções textuais, fichas de leitura, assistimos vídeos educativos, e sempre há algum exercício deixado pela professora. No começo foi difícil acostumar, alguns de meus colegas tiveram dificuldades. Fazer os trabalhos no Classroom com prazo determinado é uma boa maneira de trabalhar com as responsabilidades de cada um de nós. Preferimos fazer os trabalhos virtuais do que cartazes e trabalhos com a caneta”, avalia.

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