<< Voltar

Notícias | Política


Alesc oficializa os nomes da comissão do impeachment

25/08/2020


Deputados ligados ao governo manifestaram insatisfação com escolha dos nomes. Comissão ficou sem representantes do Executivo


A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) votou e aprovou nesta terça-feira (25) a indicação dos nomes dos nove parlamentares que irão compor a comissão do impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva, vice Daniela Reinehr, e secretário de Administração, Jorge Eduardo Tasca. 


Os nomes foram aprovados por maioria. A decisão foi marcada pela desaprovação de um grupo de parlamentares. Coronel Mocellin (PSL), Marcius Machado (PL), Paulinha (PDT), Vicente Caropreso (PSDB), e José Milton Scheffer (PP) votaram contra. O placar foi 32 votos a favor, cinco contrários e uma abstenção - do presidente Julio Garcia (PSD). 


A líder de governo, deputada Paulinha (PDT), pediu uma regulamentação para a eleição de representantes. "Nos faltou um processo eletivo nesta constituição primária, ainda que não esteja regido. [...] Eu gostaria muitíssimo de participar da comissão [...] Me sindo pouco à vontade de aprovar a indicação que compõe esta comissão", disse. 


Ela pediu para participar, mas não foi indicada. O PDT compõe o bloco PSD, PSDB, PDT e PSC e ficou de fora da escolha do líder do bloco, deputado Milton Hobus (PSD). 


O deputado Vicente Caropreso (PSDB), que tem defendido o governo em alguns debates, também reclamou. "Eu não sei se tem que ser revista essa metodologia mas de qualquer maneira não foi o espírito democrático que sempre imperou na Assembleia Legislativa", disse. 


Segundo ele, quatro parlamentares do bloco manifestaram apoio à indicação de Paulinha, mas prevaleceu a escolha de Marcos Vieira (PSDB). O PSD já havia escolhido Ismael dos Santos. Com isso, o Executivo ficou alijado de apoio dentro da comissão. 


Os nomes foram indicados pelos líderes e seguem a proporção do número de deputados em bancadas ou blocos parlamentares. O próximo passo é realizar a primeira reunião, convocada pelo deputado mais idoso - no caso, Moacir Sopelsa (MDB) - para escolha do presidente e do relator da comissão. 


O calendário prevê que os deputados terão até cinco sessões para analisar o pedido realizado pelo defensor público Ralf Zimmer Júnior e a defesa dos envolvidos.


A defesa de Moisés, por exemplo, sinalizou que entregará o documento no limite do prazo, em 2 de setembro. Após a análise, um parecer será enviado ao plenário. Se forem mantidos os prazos, a análise pelos 40 deputados ocorrerá na terceira semana de setembro. 


Os nomes:


 


Luiz Fernando Vampiro (MDB) - MDB


Moacir Sopelsa (MDB) - MDB


Ismael dos Santos (PSD) - Bloco PSD, PSDB, PDT e PSC


Marcos Vieira (PSDB) - Bloco PSD, PSDB, PDT e PSC


João Amin (Progressistas) - Bloco Progressistas, PSB e Republicanos


Sergio Motta (Republicanos) - Bloco Progressistas, PSB e Republicanos


Jessé Lopes (PSL) - PSL


Fabiano da Luz (PT) - PT


Maurício Eskudlark (PL) - PL


 


# Alesc- foto: Bruno Collaço/Agência AL

Mostrando 1 - 12. Total de 600 em 50 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade