<< Voltar

Notícias | Política


Candidata à deputada federal de Lula, Carla Ayres, visita cidades do sul de SC

22/08/2022


Candidata à deputada federal de Lula, Carla Ayres, visita cidades do sul de SC


Primeira vereadora lésbica de Florianópolis defende luta pelas políticas de acolhimento às mulheres vítimas de violência e a regulamentação da lei de combate à pobreza menstrual


Na próxima segunda (22) e terça-feira (23), a candidata à deputada federal representante da esquerda em Santa Catarina, Carla Ayres (Partido dos Trabalhadores), visita algumas cidades da região sul do estado para encontros com a população, além de conversas com parcerias políticas, como a candidata à vice-governadora na chapa com Décio Lima, Bia Vargas, e o candidato à deputado estadual Glauter Soares. 


Cientista social e política, Carla é vereadora de Florianópolis desde 2020, e tem trabalhado com projetos fundamentais para o combate à violência contra as mulheres e fortalecimento de redes de proteção (Dossiê Mulher Florianopolitana, Lei nº 10.715/2020). Ganhou visibilidade pelo Projeto de Lei 18205/2021, que visa criar um programa para erradicar a pobreza menstrual na Capital, propondo a distribuição de itens de higiene, como absorventes e coletores menstruais, para estudantes da rede pública de ensino. Muitas faltam à escola no período menstrual por falta de produtos higiênicos. A iniciativa foi acatada parcialmente pela Prefeitura de Florianópolis.


Filiada ao PT desde 2004, a candidata à câmara federal, tem uma trajetória de atuação em movimentos sociais, principalmente vinculados à construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária. Em 2016, ela concorreu pela primeira vez à vereadora de Florianópolis, conquistando a terceira suplência da sua chapa, a partir de uma construção coletiva de movimentos LGBTI+ e feministas. Em 2018, os coletivos decidiram por uma candidatura a deputada estadual. Naquelas eleições, Carla conquistou o voto de 7500 catarinenses. 


Um dos seus treze eixos para a candidatura federal é a criação do Marco Regulatório das Políticas LGBTI+ e do fundo orçamentário para garantir a realização das políticas públicas para essa população, assim como a garantia da saúde integral dessa população. Como vereadora, conquistou a alteração do Dia Municipal do Orgulho Gay para o Dia Municipal do Orgulho LGBT+ (Lei 10.733/2020), tornando a data mais inclusiva. Também criou a medalha Jenifer Henrique, em homenagem às pessoas LGBTI+ ou defensoras da liberdade sexual e de gênero em Florianópolis. A medalha leva o nome de uma mulher trans assassinada em 2017, no norte da ilha. 


Natural do interior de São Paulo, a candidata escolheu viver em Florianópolis há dez anos. Como candidata, sonha em construir projetos que garantam o direito à alimentação e à moradia, criem emprego e renda, fortaleçam a educação e a saúde pública e de qualidade, promovam os direitos humanos e a cultura, preservem o meio ambiente, invistam  na nossa juventude e muito mais.


 


# Fernanda Pessoa

Mostrando 1 - 12. Total de 601 em 51 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade