<< Voltar

Notícias | Variedades


Defesa Civil Regional orienta municípios sobre excesso de chuva

25/06/2014

O Extremo-Sul está em alerta. Na tarde desta terça-feira, dia 24, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil – que funciona junto a Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá – recebeu a informação da Secretaria de Estado da Defesa Civil de que a região será atingida por fortes chuvas nos próximos três dias.









   

Conforme a previsão metereológica da Epagri/Ciram a formação de um ciclone extratropical trará instabilidade para toda a região Sul. Os acumulados de chuva mais uma vez irão superar facilmente o esperado para o mês inteiro, podendo atingir 300 milímetros ou mais. “Com todo esse volume de água existe a probabilidade de alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. Com isso, já estamos trabalhando de modo preventivo juntamente com as coordenadorias municipais”, diz o Coordenador Regional Sebastião Antonio de Souza, que esteve na tarde desta quarta-feira, dia 25, participando de uma reunião na coordenadoria municipal de Sombrio, para tratar de medidas preventivas para os próximos dias.


Ele salienta que além dos coordenadores os prefeitos também foram avisados dos riscos nas suas cidades. “Os municípios que possuem comunidades ribeirinhas e aqueles que sofrem com enchentes já devem se prevenir para retiradas de famílias, definirem locais de abrigos, alertarem a secretaria de obras e assistência social, Corpo de Bombeiros, ou seja, realizar um trabalho preventivo, para que não haja pânico quando os níveis dos rios começarem a subir, explica Sebastião.  


As famílias que residem em áreas de risco também podem procurar as coordenadorias municipais para pedirem orientações. “Residências localizadas em encostas exigem mais atenção e estas famílias devem antecipadamente verificar os procedimentos a serem tomados de hoje (quinta) até domingo”, salienta o Coordenador Regional.


As coordenadorias municipais serão responsáveis por suas ocorrências, contudo a Coordenadoria Regional da SDR Araranguá também estará em sistema de alerta para ajudar e orientar no que for necessário. “Esperamos que a chuva não cause estrago, porém se houver algum imprevisto ou prejuízo, estaremos nos reunindo já na segunda-feira com os prefeitos e coordenadores para verificar suas necessidades”, declara o secretário Regional, Heriberto Afonso Schmidt. Ele lembra ainda do quanto é importante a instalação de uma Coordenadoria Regional da Defesa Civil. “O trabalho conjunto com as coordenadorias municipais ficou mais rápido e eficaz, trazendo mais tranqüilidade a todas as cidades do Extremo-Sul catarinense”, finalizou.


 

#

Mostrando 1 - 12. Total de 659 em 55 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade