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Destaque Lançamento nacional da picape Fiat Strada 2021

01/07/2020


Destaque
Lançamento nacional da picape Fiat Strada 2021


fotos - Divulgação

Além das referências

Nova geração da picape Fiat Strada pretende ser bem mais do que uma “pequena Toro”

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
AutoMotrix

        Depois de ter seu design revelado em abril, a nova geração da Fiat Strada foi apresentada por meio de uma “live” e já está nas concessionárias de todo o Brasil. Renovada em termos de design, tecnologia e segurança, a picape chama a atenção de cara pela similaridade com a Toro, a bem-sucedida picape compacta-média da Fiat lançada em 2016 e vencedora de vários prêmios de design. Apesar da óbvia identificação com a “irmã maior” boa-pinta, a Strada 2021 investe em uma “personalidade” própria, que permita preservar a cobiçada posição de picape compacta mais vendida do Brasil, mantida há duas décadas. São mais de 1,5 milhão de exemplares comercializados no Brasil até hoje. No ano passado, o modelo teve 76.279 emplacamentos e 58,2% de participação no segmento. Mas em 2014, seu melhor ano, vendeu mais que o dobro – exatas 153.141 unidades.
        Junto com a nova geração, a Strada apresenta uma inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros. Já a versão para duas pessoas, rebatizada de Cabine Plus, conta com o maior volume de carga da categoria – 1.354 litros. Inspirado nos elementos da Toro, o estilo desenvolvido no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, na cidade mineira de Betim, deixa claro a influência do design italiano, orgulhosamente explicitada pela “Fiat flag” – uma bandeirinha italiana composta por quatro faixas verticais que está discretamente posicionada em um canto da grade e será incorporada aos próximos carros da marca. O centro da grade abriga o logo da fabricante e, nas laterais, os faróis de leds afilados com luzes DRL (Daytime Running Light) reforçam o aspecto imponente. A frente elevada e o capô vincado ajudam a ressaltar a robustez. A linha de cintura ascendente destaca as caixas de rodas quadradas e as lanternas assimétricas avançam pelas laterais. A tampa da caçamba tem porta convencional, abrindo para baixo – o singular esquema bipartido e lateralizado da Toro não foi imitado.
        A nova Strada 2021 utiliza a plataforma MPP. A Fiat afirma que, por oferecer 10% a mais em rigidez torcional devido ao uso de aços nobres e aços de alta resistência em 90% de sua base, o novo modelo aumentou sua resistência e durabilidade estrutural. A nova plataforma também permite abrigar novas suspensões dianteira e traseira, para proporcionar evolução no conforto e na dirigibilidade do veículo. Agora, a Strada tem maior altura do solo (de até 21,4 centímetros) e os ângulos de entrada (de 24 graus) e de saída de obstáculos (de 28 graus) estão entre os melhores da categoria. O novo posicionamento da suspensão traseira possibilita um maior vão de carga na caçamba e facilita a acomodação de volumes: são 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na Plus. A capacidade de carga varia de 650 quilos na versão para cinco ocupantes para até 720 quilos na configuração de entrada.
        Além dos benefícios em termos de conforto e de utilização da caçamba, a nova plataforma abriga uma arquitetura eletrônica que viabiliza novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento. Como itens de série em todas as versões, a Strada recebeu controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+), um sistema voltado para situações de off-road leve, auxiliando em manobras do veículo quando se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), para melhorar a aderência dos pneus.
        Um aspecto no qual a nova Strada não inovou é no “powertrain”. São oferecidas duas opções de motores, ambas já utilizadas em outros modelos da linha Fiat, sempre acopladas à transmissão manual de 5 marchas – não há opção de câmbio automático ou automatizado. As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cavalos a 5.750 rpm (etanol) e 85 cavalos a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm. A partir da versão Freedom, a nova Strada dispõe do motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cavalos de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol). Com gasolina, são 101 cavalos a 6 mil rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Em 2021, a picape deve receber os futuros motores da Fiat, que terão como base o Firefly, mas incorporarão turbocompressor, quatro válvulas por cilindro, injeção direta de combustível e controle eletrônico das válvulas de admissão.
        Também a partir da versão Freedom, a nova Strada traz direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5 polegadas de TFT, capota marítima e rodas de liga leve. Outro grande destaque é a nova central multimídia Uconnect 7”, com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas e conectividade sem fio com os aplicativos de celular Apple CarPlay e Android Auto. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e agrega funções como navegação via Waze e Google Maps, música via streaming ou MP3, reconhecimento de voz (Siri ou Google Voice) e leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros. Já a versão “top” Volcano acrescenta vidros traseiros elétricos, bancos em couro e tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em leds, sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio) e pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode ter rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).
        A nova picape da Fiat é vendida a partir de R$ 63.590 na versão Endurance 1.4 cabine Plus e chega aos R$ 79.990 na topo de linha Volcano 1.3 cabine dupla. São três topos de acabamentos: Endurance, Freedom e Volcano, mesmos nomes usados na Toro. Os dois primeiros serão oferecidos com cabine Plus e dupla, enquanto a Volcano terá apenas a dupla. Entre a básica e a “top”, existem três versões intermediárias: Endurance cabine dupla (R$ 74.990), Freedom cabine Plus (R$ 69.490) e Freedom cabine dupla (R$ 77.990). A geração anterior da Strada continua a ser oferecida como modelo de entrada da linha, apenas na versão Hard Working, por R$ 61.590.

Evolução interior

              Na versão cabine dupla da Strada, os consumidores dispõem da facilidade de acesso proporcionada pelas quatro portas, que são inéditas no segmento de picapes compactas. Segundo a Fiat, o banco traseiro acomoda três adultos com conforto. As portas dianteiras se abrem em 70 graus e as traseiras, em 80 graus, para facilitar o acesso. O passageiro do banco central traseiro também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. Há lugares específicos para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais.
      De acordo com a fabricante, a plataforma MPP permitiu a instalação estratégica de material fono-absorvente para reduzir o índice de ruídos. O sistema de ar-condicionado foi redimensionado para climatizar a cabine de maneira uniforme para todos os ocupantes. Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes. A proteção para crianças conta com Isofix complementado por Top Tether e ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil.
      Como opcionais, a versão Endurance oferece o Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura), o Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional) e o Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento). Já a versão Freedom disponibiliza apenas o Pack Teck e a Volcano tem como único opcional as rodas de liga leve 16 polegadas. Para quem gosta de personalizar, há opções como estribos laterais, santantonio, engate para reboque, divisor de caçamba e suporte de bicicleta.
     
Ficha técnica
Fiat Strada Volcano
Motor: transversal dianteiro, flex, 1.332 cm³, quatro cilindros, duas válvulas por cilindro, eixo de comando de válvulas, ignição eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção eletrônica. Tração dianteira.
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência: 101 cavalos (gasolina) a 6 mil rpm/ 109 cavalos (etanol) a 6.250 rpm
Torque: 13,7 kgfm (gasolina)/ 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Transmissão: manual de 6 marchas à frente e uma à ré
Carroceria: picape com quatro portas e cinco lugares. 4,48 metros de comprimento, 1,73 metro de largura do veículo: 1,59 metro de altura e 2,74 metros de entre-eixos
Freios: frontal com disco ventilado e traseiro a tambor
Suspensão: dianteira tipo McPherson com rodas independentes, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Traseira tipo eixo rígido com amortecedores hidráulicos e molas parabólicas longitudinais.
Direção: elétrica com pinhão e cremalheira.
Rodas: 6” x 15”
Pneus: 205/60 R15
Peso: 1.174 kg
Capacidade de carga: 844 litros e 650 kg
Tanque de combustível: 55 litros
Preço: R$ 79.990


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