Empresas de SC vencem em duas categorias do Prêmio Nacional de Estágio
04/11/2015
Os programas de gestão de estágios da empresa Coteminas, de Blumenau, e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), de Florianópolis, conquistaram em Fortaleza (CE) o Prêmio Nacional IEL Melhores Práticas de Estágio 2015, nas categorias Grande e Micro e Pequena Empresa, respectivamente. A unidade de Jaraguá do Sul do Senai conquistou ainda o terceiro lugar na categoria Ensino Técnico. O reconhecimento foi dado aos programas implementados com assessoria do Instituto Euvaldo Lodi Santa Catarina (IEL/SC), entidade da Fiesc. A premiação foi realizada no dia 29.
“As empresas que têm bons programas de gestão de estágio tendem a atrair os melhores candidatos para as vagas oferecidas. Elas aproveitam o período de estágio como uma das formas mais eficientes de preparar os seus futuros talentos”, afirma Natalino Uggioni, superintendente do IEL/SC.
O programa de estágio é parte do programa de carreiras da Coteminas, que busca orientar os participantes para as oportunidades profissionais oferecidas. 75% dos estagiários foram efetivados nos últimos 2 anos.
O IEA possui uma política de estágio voltada à retenção e ao desenvolvimento de seus talentos e conta com um guia do estagiário chamado 1UP. Esse material oferece orientações para a construção do plano de ação para cada fase do programa.
Este resultado mantém o IEL/SC na condição de premiado em todas as nove edições do concurso nacional. Nos últimos dois anos, programas vencedores foram implementados na Portobello e no Instituto de Estudos Avançados, em 2013, e na Fábio Perini, em 2014.
O Prêmio IEL de Estágio foi criado em 2006 em Santa Catarina e em 2007 em nível nacional. As avaliações das empresas e das instituições de ensino têm como foco o processo de gestão dos programas e o cumprimento da legislação vigente. A avaliação dos estagiários levou em consideração a aprendizagem trazida pela experiência e os benefícios para a empresa.
A edição 2015 teve a participação de 125 empresas (privadas, públicas e o Sistema Indústria), 223 estagiários e 79 instituições de ensino público ou privado. A premiação é divida nas categorias Empresa, Estagiário e Instituições de Ensino.
IEL/SC – A entidade da Fiesc, que completa 46 anos neste mês, conta com cerca de 100 colaboradores, entre funcionários, estagiários e bolsistas, atendendo, em média, 1,5 mil empresas por ano, em 110 municípios de Santa Catarina. Através de parcerias com 960 instituições de ensino, o IEL/SC insere, por meio do estágio, mais de 10 mil estudantes no mundo do trabalho a cada ano. Destes, 59% são contratados de forma definitiva pelas empresas.
O programa de estágio do IEL/SC faz parte das ações do Movimento A Indústria pela Educação. Lançada pela Fiesc em 2012, a iniciativa contribui para melhorar a educação nos aspectos relacionados à escolaridade, à qualificação profissional e à qualidade do ensino e colaborar com o desenvolvimento industrial diante dos desafios impostos no contexto da economia do conhecimento. O estágio é considerado é um ato educativo, sendo uma importante etapa na formação dos futuros profissionais.
Mostrando 1 - 12. Total de 1044 em 87 página(s).
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Últimas Notícias
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Jornal Sul Catarinense