<< Voltar

Notícias | Variedades


Temporais em Santa Catarina ganham força até sexta-feira

09/09/2026

Temporais em Santa Catarina devem começar nesta quarta-feira e ganhar força até sexta-feira, 11, com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e granizo em diferentes regiões do estado. A mudança no tempo vem depois de uma terça-feira, 8, de tempo firme e frio nas primeiras horas do dia, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, que atribui o cenário à formação de áreas de baixa pressão e, no fim da semana, a um ciclone extratropical perto da costa do Rio Grande do Sul.


Chuva forte avança pelo estado


A instabilidade começa já na manhã desta quarta, 9, com uma área de baixa pressão no interior do continente, perto do Paraguai. Os temporais tendem a nascer nas áreas de divisa com o Paraná e avançar para as demais regiões ao longo do dia, com chuva forte em curtos períodos. Na quinta-feira, 10, o tempo segue instável desde a madrugada, com novos temporais e aumento do risco de vendaval e queda de granizo. Na sexta-feira, 11, a situação piora com a formação do ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul; aí há condição para temporais com vendaval e granizo em grande parte de Santa Catarina, além de tempestades severas localizadas.


Temperaturas sobem enquanto o risco muda


A semana também será marcada pela elevação gradual das temperaturas. Nesta terça-feira, o frio ainda apareceu no começo do dia, mas as mínimas ficaram entre 3 °C e 12 °C no Grande-Oeste e nos Planaltos e entre 10 °C e 15 °C no Litoral e Vale do Itajaí. À tarde, as máximas variaram entre 20 °C e 26 °C no Grande-Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, e entre 15 °C e 20 °C nos Planaltos. Esse frio intenso ainda representa risco baixo a moderado para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.


Na quarta-feira, as mínimas ficam entre 8 °C e 14 °C entre o Extremo-Oeste e os Planaltos e entre 14 °C e 17 °C no Litoral e Vale do Itajaí. As máximas variam entre 17 °C e 25 °C. Na quinta, as temperaturas sobem ainda mais: as mínimas ficam entre 15 °C e 17 °C no Grande-Oeste e Litoral, chegam a 11 °C nos Planaltos e as máximas variam entre 24 °C e 26 °C no Grande-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral, enquanto nos Planaltos chegam a 20 °C.


Na sexta-feira, a instabilidade permanece predominante em Santa Catarina, com chuva intensa e temporais em todas as regiões. No sábado, 12, o tempo começa a se estabilizar gradativamente, mas ainda há possibilidade de chuva na metade leste do Estado e na divisa com o Paraná.


Defesa Civil pede atenção dentro e fora de casa


“Teremos uma mudança nas condições do tempo a partir desta quarta-feira, com instabilidades que avançam pelo estado e ganham força ao longo da semana. Na quinta e na sexta-feira, aumentam as condições para temporais, principalmente com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e granizo. A recomendação é acompanhar as atualizações da previsão e dos avisos meteorológicos”, explica Nicolle Reis, meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina.


A orientação é buscar abrigo em local seguro diante de um temporal. Durante as ocorrências: não permaneça próximo a árvores, postes, placas e estruturas que possam cair; não atravesse ruas alagadas ou locais com correnteza; se estiver dirigindo, evite áreas alagadas e procure um local seguro para estacionar; durante os raios, permaneça em local protegido e evite áreas abertas; em caso de granizo, proteja-se dentro de uma edificação e fique longe das janelas; retire ou reforce objetos que possam ser carregados pelo vento em áreas externas; em caso de queda de energia, mantenha distância de fios e estruturas que possam estar energizados.



  • SMS: envie o CEP para 40199;

  • WhatsApp: envie o CEP para (61) 2034-4611;

  • Defesa Civil Alerta: sistema de alerta crítico por Cell Broadcast, envia mensagens diretamente aos celulares que estão em uma área de risco. Diferentemente do SMS, não é necessário fazer cadastro para receber esse tipo de alerta;

  • A Defesa Civil também disponibiliza notícias, orientações, informações meteorológicas e ações por meio do canal oficial no WhatsApp “DEFESA CIVIL SANTA CATARINA”. Clique aqui e acesse o canal oficial;

  • Emergências: telefone 199.

# GOV. SC

Mostrando 1 - 12. Total de 1044 em 87 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade