<< Voltar

Notícias | Saúde


Primeiro Conselho Local de Saúde será formado nesta semana, possibilitando interação entre comunidade, Prefeitura e profissionais da Secretaria Munici

30/06/2014

Araranguá


 


Nesta semana, haverá a formação do primeiro Conselho Local de Saúde do Município. No total, a cidade contará com 13 conselhos, um grupo para cada unidade de Saúde da cidade. O primeiro bairro a ganhar a formação será a localidade de Coloninha. O encontro para definir o Conselho ocorrerá na próxima quinta-feira, no dia 3 de julho, no Salão São Pedro.


 


Segundo o autor do Projeto de Lei Ordinária 16/2013, que cria os Conselhos Locais de Saúde, o Presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Ozair da Silva, o Banha (PT), a proposta incentiva a participação da comunidade na gestão da saúde do município e vem ao encontro da concepção de controle social do SUS, o Sistema Único de Saúde, prevista pela Lei n.º 8.142/90, a partir da integração da sociedade aos conselhos de saúde, espaços nos quais as pessoas podem formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde.


 


“A importância do conselho dá-se pelo fortalecimento da gestão democrática do sistema de saúde. Os conselhos materializam esse controle social, onde o cidadão e os trabalhadores da área têm a oportunidade de debater, avaliar e propor para que haja a melhora no sistema e no atendimento à população”, explicou o legislador.


 


O vereador destaca também que um dos pontos importantes da formação do grupo é o entendimento que o principal e primeiro contato da população com o setor ocorre por meio do ingresso do paciente na Unidade de Saúde. Os Conselhos Locais serão formados por dois representantes da Administração Municipal, dois dos trabalhadores da Saúde e quatro membros da comunidade, que receberão as solicitações dos cidadãos, que terão a oportunidade de avaliar o serviço realizado na cidade.


 


De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica do Município, Lílian Venâncio Nolla da Silva, a Secretaria de Saúde contribuirá na organização dos grupos formados. “Nós vamos ajudar na criação, na profissionalização e os membros do Conselho vão seguir com o trabalho”, detalha Lílian.


 

#

Outras Imagens


Mostrando 1 - 12. Total de 367 em 31 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade