<< Voltar

Notícias | Saúde


Profissionais da Saúde recebem orientações sobre o CER

16/06/2014

Araranguá


Secretários de Saúde, gestores e técnicos que integram os municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, dia 16, no auditório da SDR, onde receberam orientações sobre o Centro Especializado em Reabilitação (CER), que funciona na clínica integrada da Unesc, em Criciúma.


 


O local está em funcionamento desde o início do mês e será referência para a reabilitação de pessoas com deficiência física, intelectual e ostomizados da região Sul (Amrec e Amesc).


 


Segundo a gerente de Saúde, Graziela Minatto de Souza, os atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os agendamentos para as consultas devem ser feitos nas secretarias de Saúde do município onde o paciente reside, lembrando que existe uma cota por município. “Para a Regional de Araranguá são oferecidas 124 consultas, sendo 62 para deficiências intelectuais e 62 físicas. Os pacientes receberão atendimento conforme sua necessidade”, lembra. O atendimento acontece das 8 às 20 horas.


 


A equipe de profissionais do CER é composta por médicos especialistas em ortopedia, traumatologia e neurologia, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos e psicólogos.


 


 


O Centro faz parte da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência em Santa Catarina, sendo que no estado conforme dados do IBGE, há 1.331.445 pessoas com algum tipo de deficiência, equivalente a 21,3% da população total. “No CER as pessoas passarão por uma triagem e iniciarão seus tratamentos, que podem durar de 3 a 6 meses. Além, dos cuidados com a saúde do paciente, vamos trabalhar também a parte profissional, oferecer cursos, entre outros”, explica a coordenadora do CER, Lisiane Tuon. Ela salienta que um dos objetivos do programa é melhorar a qualidade de vida das pessoas.


 

#

Outras Imagens


Mostrando 1 - 12. Total de 366 em 31 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade