<< Voltar

Notícias | Saúde


Vacinação contra o HPV é intensificada

11/09/2015

 


Meninas entre 9 e 13 anos imunizadas em maço devem receber a segunda dose. Vacina para a primeira dose também está disponível.


 Araranguá


Durante este mês de setembro, o Ministério da Saúde intensifica a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em todo país. A imunização tem como público-alvo meninas de 9 anos até 13 anos, 11 meses e 29 dias. Em Araranguá, as meninas vacinadas em março deste ano com a primeira dose precisam receber a segunda.


Com o objetivo de intensificar a campanha no município, a coordenação municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam as doses e visitas às escolas serão realizadas. “Cada UBS está mobilizada em aplicar a segunda dose nas escolas. As vacinas serão realizadas de acordo com o cronograma de cada unidade escolar. Já as meninas que não receberam a primeira dose, a vacina só será aplicada nas unidades de saúde”, relata a coordenadora Cláudia Bertoncini Zanette.


Ainda de acordo com a coordenadora, a infecção pelo HPV é a principal responsável por casos de câncer do colo do útero entre as mulheres. “É importante que haja a imunização nesta faixa etária para que estas meninas quando virarem adultas estejam protegidas. A melhor forma de prevenção contra o câncer de colo do útero se dá pela aplicação das três doses da vacina”, explica Cláudia. A terceira dose será aplicada somente cinco anos após a primeira imunização. Dados do Ministério da Saúde indicam que a cada ano surgem 15 mil novos casos e cinco mil mulheres morrem em decorrência do câncer de colo do útero. Com a prevenção, este número tende a cair consideravelmente nas próximas décadas.


A vacina contra o HPV também tem como grupo alvo mulheres entre 14 e 26 anos que vivem com HIV/Aids. Isto se dá porque há complicações decorrentes do HPV com mais frequência aos portadores do vírus HIV. Neste caso, também são três doses, sendo a segunda dois meses após a primeira e a terceira quatro meses após a segunda.

#

Mostrando 1 - 12. Total de 366 em 31 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade