VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA LIMPEZA EM LOCAL INFESTADO POR CARAMUJOS
17/02/2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA LIMPEZA EM LOCAL INFESTADO POR CARAMUJOS
Alguns dias atrás, a Vigilância Sanitária de Araranguá atendeu um caso de infestação de caramujos no bairro Polícia Rodoviária. Ao chegar no local, a equipe constatou que a situação estava descontrolada.
Em seguida, o Coordenador do Programa de Controle a Dengue, Télvio Júnior, esteve in loco para verificar a situação e fazer a retirada dos moluscos para coleta.
Os caramujos foram encaminhados para o biólogo da Regional de Saúde, Fábio Sabino, e foram apurados pela DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) para análise. O resultado, que chegou nesta semana, constou ser caramujo de origem africana. Ou seja, que pode transmitir doenças. Sendo elas:
Angiostrongylus costaricensis: Responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, com sintomas semelhantes aos da apendicite;
Angiostrongylus cantonensis: Responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis e muitas vezes fatal.
Sendo assim, na manhã desta sexta-feira, dia 17, a equipe da Vigilância Sanitária, o Programa de Controle à Dengue e o biólogo da Regional de Saúde, Fábio Sabino, foram até o local fazer a limpeza completa do ambiente infestado. Onde contaram com a parceria da Secretaria de Agricultura e de uma empresa terceirizada.
ATENÇÃO
- Antes de consumir qualquer hortaliça, é necessário lavá-la bem com água corrente e sanitária.
Mostrando 1 - 12. Total de 372 em 31 página(s).
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Últimas Notícias
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Jornal Sul Catarinense