<< Voltar

Notícias | Saúde


VISITA MINISTERIAL : 'Estado muito bem organizado', diz Pazuello sobre SC

23/07/2020


Em visita ao Estado, ministro interino da Saúde prometeu aumento da testagem e entrega de equipamentos


 


Em visita a Santa Catarina nesta quarta-feira (22), o ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello disse que "viu um estado muito bem organizado" no combate ao Coronavírus. Segundo ele, o desempenho "não é uma surpresa" e destacou que o Santa Catarina tem "uma capacidade de avaliar a situação em cada lugar" e que "está bem à frente". 


O ministro concedeu entrevista coletiva ao lado do prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM), do secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, da vice-governadora Daniela Reinehr (PSL), e dos deputados federais Daniel Freitas (PSL) e Carmen Zanotto (Cidadania). O governador Carlos Moisés da Silva não compareceu.


Pazuello disse que o aumento de casos e óbitos nos estados do Sul é natural pela chegada do frio e do inverno, climas propícios para as propagações de síndromes respiratórias. Além disso, afirmou que a curva de óbitos está "sob controle".


Segundo ele, o governo federal prepara uma ação para aumentar a testagem em todo o país. "Nós estamos em franco processo de aumentar a estratégia de testagem. Essa atuação vai permitir que nós cheguemos a 20% da população", afirmou.


Pazuello aposta em diagnósticos para além da testagem nos laboratórios centrais dos estados. Segundo ele, o Ministério trabalha também com diagnósticos clínicos por profissionais de saúde.


Sobre as entregas de materiais e equipamentos, o ministro disse que o governo federal está atuando para garantir que não falte insumos e citou a entrega de 250 monitores a Santa Catarina nesta semana.


Além disso, Pazuello defendeu tratamento precoce à Covid-19. Afirmou que as pessoas devem procurar unidades de saúde o mais breve possível, aos primeiros sintomas, para tentar evitar que o paciente chegue em condição grave, que demande respirador.


"Orientações em aviões, ônibus, qualquer local que ainda fale em ficar em casa até passar mal, não conseguir respirar... Retirem imediatamente essa observação. São um desserviço para a nossa sociedade", afirmou.


 


A visita


Pela manhã, Pazuello participou de uma reunião com o governador Carlos Moisés da Silva e outras autoridades catarinenses na Casa D´Agronômica. Durante o encontro, o ministro elogiou o trabalho de enfrentamento ao Coronavírus realizado em Santa Catarina.


"Estou, de verdade, bem impressionado. Não que nós já não soubéssemos das medidas e de como as coisas estão acontecendo, mas conversar e verificar o nível de gestão do Estado como um todo. Por tudo isso eu acho que Santa Catarina está no caminho certo", destacou. 


Moisés salientou que os bons resultados obtidos pelo Estado só são possíveis graças ao apoio do governo Federal. "Essa é uma parceria que vem sendo instituída desde o começo da pandemia. Sempre que solicitamos, temos tido a atenção do Ministério na habilitação dos leitos de UTI. Essa parceria entre o Estado e Governo Federal é fundamental para salvarmos vidas", ressaltou.


Durante o reunião, Pazuello garantiu ao governador que o Ministério está trabalhando para realizar nova compra de medicamentos para os kits de intubação, necessários para os pacientes internados em leitos de UTI.


 


# RCN

Mostrando 1 - 12. Total de 366 em 31 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade