Operação Shamar intensifica combate à violência contra a mulher em SC
04/08/2025
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou, nesta sexta-feira (1º), a Operação Shamar, uma força-tarefa estadual que visa combater e prevenir a violência contra a mulher. A ação integra a campanha nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e enfrentamento da violência doméstica.
Inspirada no termo hebraico “Shamar”, que significa “vigiar” ou “proteger”, a operação busca reforçar o compromisso das instituições com a segurança das mulheres catarinenses. A campanha seguirá até 4 de setembro, com ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas, em todos os municípios do estado.
Mulher agredida com 61 socos pode ter sequelas permanentes, diz dentista
Projeto em SC transforma garrafas PET em pranchas de surfe e ensina ecologia nas escolas
Após término, jovem tem celular quebrado por ex-companheiro em Ermo; ele foi preso em flagrante
Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), a operação reúne esforços integrados da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. O objetivo é agir de forma estratégica e eficaz no combate ao feminicídio e à violência doméstica e familiar.
A Operação Shamar envolve um conjunto articulado de ações, incluindo:
Atendimento especializado a vítimas de violência doméstica e familiar;
Levantamento de mandados judiciais em aberto relacionados a crimes contra mulheres;
Cumprimento de mandados de prisão de agressores;
Atividades educativas e de conscientização sobre os direitos das mulheres e formas de denunciar a violência;
Ações de inteligência e policiamento ostensivo em áreas com maior incidência de casos.
Além das ações repressivas, a campanha tem um forte viés educativo, com o objetivo de quebrar o ciclo da violência e incentivar a denúncia por meio dos canais oficiais, como o Disque 180 e as delegacias especializadas.
A violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos que ainda persiste em todas as regiões do país. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, só em 2023, o Brasil registrou 1.463 casos de feminicídio, o que representa uma mulher morta a cada 6 horas, em média. Campanhas como a Operação Shamar são essenciais para dar visibilidade ao problema, ampliar o acolhimento às vítimas e punir os agressores com rigor.
A iniciativa também marca a importância da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos de vigência neste mês de agosto. A legislação é uma das mais avançadas do mundo no combate à violência doméstica, mas ainda enfrenta desafios em sua aplicação plena.
Mostrando 1 - 12. Total de 1044 em 87 página(s).
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Últimas Notícias
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Jornal Sul Catarinense