<< Voltar

Notícias | Política


Colombo recebe embaixador do Japão em homenagem aos 120 anos de relações diplomáticas

06/07/2015

Ocasião também marcou os 35 anos da assinatura do acordo entre Santa Catarina e a Província de Aomori




Colombo entregando a placa ao embaixador Kunio Umeda



Na manhã desta segunda-feira (6) aconteceu no hall do Centro Administrativo, em Florianópolis, uma homenagem aos 120 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão e dos 35 anos da assinatura do acordo de irmanamento entre Santa Catarina e a Província de Aomori.

Na ocasião o governador Raimundo Colombo recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, disse que ficou muito feliz em vir a Santa Catarina e ver como os catarinenses que são imigrantes japoneses vivem aqui. “Estive em São Joaquim, vi que a principal atividade é o cultivo de maçã e pera, e o vinho. Inclusive, quando estiver em outros estados vou divulgar o vinho catarinense, que é muito bom, brinca. Fiquei muito feliz também em saber que os imigrantes aqui têm oportunidade de crescer, e já não estão mais só cuidando da terra, mas em funções de administração pública, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, completa Umeda.

Colombo, após entregar uma placa como homenagem ao embaixador, disse que gostaria de agradecer a parceria que existe com o país, que abriu as portas para que o Estado pudesse exportar carne suína. “Estamos aqui, principalmente para agradecer, e reconhecer a importância dessa parceria. O Japão abriu as portas para nossa carne suína em um momento de muita dificuldade para o Estado, com isso não só conseguimos estabilizar a situação como estamos gerando mais empregos”.

Hoje o Japão importa de Santa Catarina frango, maçã e carne suína. Após a homenagem o governador e o embaixador iriam se reunir com mais seis empresários de Santa Catarina para discutir como melhorar a parceria. Kunio Umeda disse que esperava do encontro que Santa Catarina aumentasse seu número de exportações, assim como o Japão pudesse investir mais no Estado.


A ocasião também contou com apresentações artísticas típicas.

Relações diplomáticas


As relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil tiveram início em 5 de novembro de 1895 após um acordo firmado entre os embaixadores japonês Soné Arasake e brasileiro Toledo Piza de Almeira em Paris.


O acordo de irmanamento entre Santa Catarina e a província de Aomori foi firmado em outubro de 1980. O documento prevê intercâmbio cultural, técnico e na área esportiva, e estimula a amizade entre as duas comunidades. Uma das grandes contribuições veio para a produção de maçã na serra catarinense a partir da introdução de tecnologia japonesa. Em 1994, o acordo foi revisto para ampliar a parceria ao setor madeireiro.


Entre os municípios catarinenses, a cidade de Itajaí tem um termo de coirmandade assinado com a cidade de Sodegaura. Este acordo data de 1979.

Japoneses em SC


A colonização japonesa em Santa Catarina começou oficialmente em 1964 a partir a instalação da colônia Celso Ramos, hoje localizada no município de Frei Rogério, no Meio-Oeste, com a distribuição de lotes a descendentes de japoneses vindos do Rio Grande do Sul. Mas, há registros da presença de famílias e pessoas da etnia japonesa em Santa Catarina já nos anos de 1950.


Itajaí, Canoinhas, Caçador e São Joaquim acolheram colonos a partir da década de 1970. Outras cidades, como Florianópolis, Caçador, Lages e Joinville, também receberam imigrantes e descendentes de japoneses.


No Brasil, a colonização japonesa começou em 1908, com a vinda de imigrantes para fazendas de café em São Paulo. Hoje, imigrantes e descendentes do Japão formam um contingente de 1,9 milhões de pessoas no Brasil - a maior comunidade fora do Japão. Em Santa Catarina são cerca de 14 mil.



# ADJORI/SC

Mostrando 1 - 12. Total de 601 em 51 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade