<< Voltar

Notícias | Política


Discurso de Zênio na posse

02/01/2017

Prezadas senhoras,


 


Prezados senhores,


 


Jovens e crianças de nosso amado Sombrio.





O dia de hoje simboliza o início da continuidade de um grande sonho. Um sonho que vem sendo construído desde 1846, ano em que nosso fundador, João José de Guimarães, requereu ao governo da então Província de Santa Catarina as vastas áreas de terra que hoje constituem o município de Sombrio.


 


Desde então se passaram 170 anos de história, edificados com o trabalho e o suor de nossos antepassados; como também com a luta diária de cada um dos sombrienses contemporâneos, que nasceram aqui ou que adoraram nossa terra como sua mãe.


 


Por conta deste patrimônio histórico, trazido na gene de nosso povo, temos, não só o compromisso, mas a obrigação de honrarmos nosso passado, de focarmos atenção constante em nosso presente e de projetamos Sombrio para o futuro.


 


Um futuro que nos reluz de forma diferenciada, por conta das qualidades individuais e coletivas de nossos cidadãos.


 


Qualidades facilmente observadas em nossa diversificação econômica, em nossa formação intelectual, em nossa pluralidade política, em nosso respeito à diversidade, e em nosso objetivo de sermos um só povo. Povo convicto do sentimento de que, embora já tenhamos feito muito, ainda podemos fazer mais, e melhor.


 


Neste contexto, nosso próximo mandato traz consigo a esperança da realização de muitos sonhos. No entanto, para que estes sonhos possam se tornar realidade, precisaremos atravessar uma ponte, chamada: sacrifício.


 


Os primeiros sacrifícios, sem dúvidas, estão ligados diretamente àqueles servidores eleitos; concursados ou contratados para gerir o poder público.


 


Sacrifícios que exigem um constante altruísmo, que muitas vezes nos levam a abdicar do pleno convívio familiar; fraternal, ou até mesmo nos levam a abrir mão de nossos desejos pessoais, em nome do bem da coletividade.


 


Ainda assim, conclamo a todos: Executivo e Legislativo, (Judiciário e Ministério Público), a se imanarem para que consigamos construir esta robusta ponte, que nos sirva de caminho para encurtarmos a distância entre nossos sonhos e a doce realidade de um município cada vez melhor.


 


Sacrifícios que também acometem nossa população de forma direta. O principal exemplo disto foram constantes transtornos causados pelas obras de revitalização do centro de nossa cidade, em nossa primeira gestão.


 


O resultado deste conjunto de sacrifícios, no entanto, foi algo resplandecente, como resplandecente será a gestão que se inicia hoje, se pudermos contar com a colaboração de todos os sombrienses de boa vontade.


 


Esta necessidade de um esforço ainda maior, nos próximos quatro anos, nos é dada como uma missão. Uma missão em que seremos os Procuradores daqueles homens e mulheres, jovens e crianças, que realmente almejam o bem de nosso município. E se esta missão nos foi dada, tenham a certeza de que ela será cumprida.


 


A todos aqueles que, em especial, depositaram em nossa coligação sua confiança no último dia 2 de Outubro, tenham a certeza de que saberemos honrar com o desejo de todos de elevar Sombrio a um patamar diferenciado dentre os municípios de nossa região.


 


O caminho ainda é longo e árduo até atingirmos nossa plenitude, pois ainda há muito o que se fazer, especialmente nos bairros e comunidades de interior de nosso estimado Sombrio. Tenham a certeza, no entanto, de que será feito.


 


Nos próximos quatro anos, todos os bairros de Sombrio terão seu próprio centro, com infraestrutura plena, ao moldes do que realizamos nas principais vias de nossa sede municipal. E isto não será diferente nas comunidades interioranas, de modo a valorizarmos cada vez mais nossas famílias rurais.


 


(.......)


 


Travaremos, também, uma batalha incansável, para que nosso município resolva definitivamente seus problemas realcionados à distribuição de água, e a coleta e tratamento de esgoto.


 


Nossos investimentos nos setores de Saúde, Bem Estar Social, Educação, Cultura, Esporte, Agricultura, Meio Ambiente e Obras continuará a pleno vapor, na busca contante pela primazia no serviço prestado a nossa população.


 


Investiremos profundamente em projetos que visem desenvolver, e pluralizar ainda mais nossa economia. Neste sentido travaremos um contato constante com nossos agricultores, com nossos industriais, com nossos comerciantes e prestadores de serviços para que, juntos, possamos construir o caminho que nos levem a um fomento econômico ainda maior.


 


Fomento este que nos ajudará a mantermos e a abrirmos novos postos de trabalho, porque, como sabemos, sem trabalho não existe renda, e sem renda não há tranquilidade no seio familiar, por melhor e mais bem estruturado que seja um município em seus aspectos urbanos e rurais.


 


Por conta disto, assumimos também um compromisso com os trabalhadores de Sombrio. O compromisso de buscarmos de forma incansável alternativas para que possamos ampliar e diversificar as fontes e emprego e renda para nossa população.


 


Ao longo do mandato que estamos iniciando hoje, provavelmente muitos não irão concordar com algumas medidas que tomaremos... assim como tantos outros não concordaram com alguns aspectos de nossos objetivos em nosso primeiro mandato.


 


Nossa convicção de que estamos no caminho certo, no entanto, vem da confiança na experiência de dezenas de profissionais que já nos auxiliaram em nossa primeira gestão.


 


Profissionais que não se custaram em ampliar suas obrigações, de forma dadivosa, em nome do bem comum. Convicção que também foi reforçada, no recente ano que se findou, pela resposta das urnas ao nosso trabalho.


 


Resposta perpetuada no sentimento de que as mudanças podem e devem continuar, até que tenhamos, verdadeiramente, um Sombrio para todos, e não meramente para grupos.


 


Se chegamos até aqui não foi por acaso. Somos fruto da construção de nossa própria história.


 


Uma história, que no dia 2 de Outubro embotou meus olhos, quando vi a senhora Lenir Nunes Caetano, no auge de seus 90 anos, indo até sua Sessão de votação depositar seu voto em nossa chapa.


 


Dona Lenir nasceu no longínquo ano de 1925, quando Sombrio era apenas uma pequena Vila de Araranguá, e não contava com mais de 500 pessoas vivendo em seu território.


 


Um Sombrio onde todas as suas ruas eram de areia ou barro.


 


Onde apenas uma pequena capela, de 60 metros quadrados, referenciava o perímetro urbano da localidade.


 


Um Sombrio sem energia elétrica, sem indústrias, e com meia dúzia de estabelecimentos comerciais, onde os donos, muitas vezes, recebiam por suas vendas somente uma vez por ano, depois da safra.


 


Dona Lenir testemunhou o crescimento de Sombrio. Testemunhou a chegada de nosso saudoso Padre João Reitz na década de 1930. Testemunhou os esforços para a urbanização de nossa cidade. Testemunhou o início da construção de nossa Igreja Matriz, assim como a abertura da estrada que futuramente seria a BR 101.


 


Ela testemunhou a construção de nosso primeiro colégio, de nosso Hospital Dom Joaquim, a emancipação de nosso município, a vinda da energia elétrica, a criação de nossa Comarca, a implantação de nossas indústrias, o crescimento de nosso comércio e as transformações pelas quais passaram nossa agricultura.


 


Dona Lenir viu emergir do solo sombriense doutores, políticos afamados, empresários brilhantes, intelectuais renomados, mas, principalmente, dona Lenir testemunhou a consolidação de um município cujo povo não se entrega jamais.


 


Não há crise, ou qualquer outra mazela econômica, que até hoje tenha derrubado o povo de Sombrio: e nem existirá! E isto nunca aconteceu, e nem acontecerá, porque carregamos em nosso âmago o inestimável poder da transformação, alicerçado, notadamente, na inteligência diferenciada do povo sombriense.


 


Somos um município composto por 30 mil soldados. Trinta mil soldados cujas principais armas são os IDEAIS.


 


E quem tem IDEAIS carrega consigo, e com os seus, o dom da imortalidade dos objetivos.


 


Ao longo de nosso primeiro mandato nos dedicamos dioturnamente a corrigirmos as eventuais falhas que desnorteavam nosso desenvolvimento.


 


Do mesmo modo, desenvolvemos obras e ações que visaram projetar Sombrio para dias ainda melhores.


 


Não tenho dúvidas de que estamos trilhando o caminho certo. Também me é bastante precisa a necessidade de continuarmos seguindo pela direção do Planejamento Estratégico, para que Sombrio retribua plenamente, aos sombrieneses, aquilo que lhes é de direito.


 


Não pararemos com nosso trabalho, um minuto sequer, enquanto ainda houver em Sombrio uma só rua que precise ser pavimentada; uma única residência que ainda necessite de saneamento básico pleno.


 


Nosso trabalho será incansável até que consigamos propiciar a todas as crianças, a todos os jovens e a todos os idosos o pleno acesso as suas necessidades.


 


Nosso segundo mandato será marcado pelo compromisso com o social. O compromisso de propiciarmos e também de resgatarmos a dignidade daquelas famílias mais necessitadas.


 


Neste sentido, daremos início a um grande projeto de regularização fundiária, de modo a normatizarmos a posse de propriedades de quase 10% das famílias sombrienses, cujos terrenos em que residem são objeto meramente de contratos de gaveta.


 


Vamos, literalmente, dar aos sombrienses aquilo que lhes é de direito, trazendo, com isto, conforto pessoal e segurança jurídica à quase 3 mil de nossos cidadãos.


 


A marca do Social também será sentida na ampliação de programas que visem o acompanhamento pleno de nossas gestantes, da concepção aos primeiros anos de nossos cidadãos.


 


Sentida no desenvolvimento e ampliação de programas voltados para o tratamento de doenças mentais e drogadição, assim como na assitência direta àquelas pessoas que necessitem de socorros emergenciais.


 


Sentida no desenvolvimento e ampliação de programas que visem a qualificação de mão de obra da dona de casa, para que ela possa, ainda que no seio familiar, desenvolver atividades que lhe gerem renda direta, conquistando com isto autonomia financeira.


 


Nosso caminho será árduo, mas constantemente refrescado pelas conquistas, como árduo e refrescante já foi nosso primeiro mandato.


 


Reafirmo também o compromisso de zelar pela coisa pública, aplicando corretamente os recursos fruto do suor de cada sombriense.


 


Tenho ódio e nojo a corrupção. Ódio e nojo ao desperdício do dinheiro público, que nada mais é do que uma corrupção disfarçada.


 


Na esfera administrativa vamos continuar adequando a máquina pública à realidade dos novos tempos, sem permitirmos, no entanto, que isto signifique a diminuição do atendimento a população.


 


Vamos estreitar ainda mais nosso diálogo com o Governo do Estado, com o Governo Federal e até mesmo com organismos internacionais, de modo a maximizarmos os ganhos para nosso município.


 


Por fim, quero agradecer a todos que se irmanaram nesta nossa jornada, o que possibilitou com o que pudéssemos dar início a um grande projeto de transformação para Sombrio, cuja sequência se principia hoje.


 


Neste sentido, agradecer em especial a minha vice-prefeita, Gislaine Cunha, assim como a todos os nossos candidatos a vereador, eleitos ou não. Agradecimentos ostencivos a seus familiares e cabos eleitorais, que, de igual forma, como heróis ocultos, acreditaram em nosso projeto.


 


Agradecer a minha esposa Suzana pela eterna compreensão a esta missão a que me propus.


 


Agradecer aos meus filhos Marcos e Izabel, assim como aos meus netos Tainá, Eduardo e Vitória, por me terem ajudado a ver que, tão importante quanto o presente, é a necessidade que temos, também, de assumirmos um compromisso com o futuro dos sombrienses.


 


Agradecer aos meus pais, Manoel e Egídia, que lá do céu continuam me guiando pelo caminho do bem, da ética e do compromisso com o bem comum, como sempre fizeram em vida.


 


Muito obrigado a todos.


 

#

Mostrando 1 - 12. Total de 601 em 51 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade