<< Voltar

Notícias | Variedades


Baln Gaivota- CRAS previne vulnerabilidade e riscos sociais

11/07/2019

Balneária Gaivota


O CRAS possibilita para as famílias a prevenção de ruptura de vínculos familiares e comunitários e fortalece a função protetiva das famílias contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.


A secretária de Desenvolvimento Social,, Terrimar Ramos Pereira, esclarece que dentro da Secretaria existe o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que foi criado para atender a população de maior vulnerabilidade social e levar os serviços de proteção social as famílias e indivíduos. No CRAS as pessoas têm suas necessidades e potencialidades identificadas e são encaminhadas para a rede de serviços socioassistenciais.  Por meio da equipe do CRAS são trabalhadas ações que evitam que haja riscos para a população, sejam idosos, jovens, crianças ou mulheres, por exemplo. Trabalha o empoderamento, resgate e fortalecimento de vínculos.


De acordo com a equipe técnica do CRAS, a assistente social Marta Teresinha Silvério e a psicóloga, Renata Marinho Scandolara, além do atendimento diário e encaminhamento dos usuários aos serviços assistenciais, o Centro de Referência da Assistência Social de Balneário Gaivota, realiza ações com grupos de convivência e oficinas que integram e capacitam a comunidade. A equipe acolhe, orienta e acompanha famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos, crianças, pessoas inseridas no Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


As oficinas e atividades com os grupos são realizadas semanalmente com carga horária que varia de duas a quatro horas. “As oficinas são encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias ou seus representantes visando à melhoria na qualidade de vida, identificando as potencialidades e fortalecendo os laços familiares e comunitários”.


Atualmente os projetos socioassistenciais ofertados são:


•             Grupo de Gestantes que tem como objetivo acolher as mães em vulnerabilidade social, além de desenvolver a integração comunitária e discutir assuntos ligados à gestação.


•             O Grupo mãos que acolhem – grupo de mulheres que se encontram para realizar a produção de enxovais para doação a gestantes e compartilhar vínculos comunitários;


•             Grupo de Mulheres “Ela pode Ser” tem como objetivo contribuir para o empoderamento feminino, autonomia e autoestima das mulheres em vulnerabilidade.


•             Grupo de Adolescentes “Construindo meu Futuro” tem objetivo de estimular nos adolescentes uma visão crítica da sociedade do qual estão inseridos, proporcionar perspectivas de futuro, contribuir para desenvolvimento de competências e autonomia aos adolescentes participantes do projeto.


•             Oficina Dança e Movimento do CRAS contribui para saúde física e psicossocial das usuárias do CRAS.


•             Oficina de Violão promove a socialização Intergeracional e desenvolvimento de habilidades.


•             Oficina da Memória em parceria com Instituto federal Catarinense (IFC) tem como objetivo estimular a memória dos idosos através de vivências, dinâmicas e jogos, além de contribuir para criação de vínculos comunitários entre os participantes do grupo.


•             Cursos em parceria com SENAR e Secretaria de Assistência Social: Fluxo de Caixa, Processamento de Frango, Compotas e Conservas e Pintura em tecidos.

#

Mostrando 1 - 12. Total de 659 em 55 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade