<< Voltar

Notícias | Variedades


Defesa Civil Regional atua com medidas preventivas

07/07/2014

Há quase três meses foi reativada a Coordenadoria Regional Defesa Civil (COREDEC), que funciona junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá (SDR). E, desde então o órgão vem trabalhando com as 15 coordenadorias municipais.


 No último final de semana de junho um aviso emitido pela Defesa Civil Estadual e pela Epagri/Ciram de que Santa Catarina e também o Extremo-Sul catarinense seria atingido por fortes chuvas e vento deixou a população em alerta. Porém, as condições climáticas mudaram e a nossa região não registrou alagamentos, diferentemente das regiões Oeste, Meio-Oeste e Serra, que registraram alagamentos, deslizamentos de terra e bloqueios de rodovias, atingindo mais de 50 municípios. “O alerta existia, e o objetivo da Defesa Civil é trabalhar de forma preventiva e assim fizemos. Realizamos o contato com todos os municípios e todos prontamente iniciaram seus trabalhos de orientação, definiram locais de abrigos, ou seja, todas as coordenadorias montaram suas estratégias caso realmente a previsão se confirmasse”, explica o Coordenador Regional Sebastião Antonio de Souza.


Sebastião lembra que o fato do Extremo-Sul não ter sido atingido pelas cheias, não tira o crédito do trabalho desempenhado pela Defesa Civil Estadual, Regional e Municipal. “O trabalho que realizamos é muito sério, atuamos em prol da população. A forma preventiva de atuar faz com que os danos sejam minimizados, trazendo mais tranqüilidade à população que é atingida por estes fenômenos. Além disso, trabalhamos em cima de previsões metereológicas, ou seja, de probabilidades”, diz Sebastião.


A atuação da defesa civil tem o objetivo de reduzir desastres e compreende ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo – Federal, Estadual e Municipal - com a participação da comunidade.


 


Satélite da NASA compara índices de chuvas de SC com o mundo


O Satélite Tropical Rainball Measuring Mission – TRMM, da Agência Espacial Americana – Nasa registrou as nuvens sobre Santa Catarina durante as fortes chuvas do final de junho. Segundo a Nasa, o volume de precipitação foi considerado uma das maiores do mundo, no período de 72 horas.


 


A quantidade de chuva colocou Santa Catarina com o maior registro de precipitação da América Latina. 

#

Outras Imagens


Mostrando 1 - 12. Total de 659 em 55 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade