<< Voltar

Notícias | Variedades


SAMAE e CASAN participam de treinamento

28/07/2014


O Setor de saneamento recebeu na tarde desta segunda-feira, 28, na sede do Cetrar/Epagri em Araranguá, treinamento para cadastro dos usuários de água, quando representantes do SAMAE de Meleiro e Araranguá, assim como da CASAN de Turvo e Maracajá foram orientados da importância desta ferramenta que vai identificar quanto de água cada um precisa para o desenvolvimento de sua atividade, para solicitar e renovar a licença ambiental de empreendimentos, liberação de financiamentos rurais e o requerimento do direito de outorga de uso da água. Participaram da capacitação ministrada por Fábio Paganini, o analista Técnico de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Robson Luiz Cunha e os profissionais da Empresa Profill Engenharia e Ambiente de Porto Alegre. A partir do treinamento, os participantes tornam-se atores sociais, responsáveis por propagar a necessidade e gratuidade do cadastro. Dúvidas: (48) 35220894 e 88293633.




Treinamento prático nesta terça-feira  





Quem não se cadastra pode receber penalidades por não ter seu uso regularizado. O público-alvo do treinamento são as prefeituras, secretarias de obras, agricultores, criadores de animais, irrigantes, piscicultores, mineradores, indústrias, hidroelétricas e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos para sua atividade produtiva.


 


Araranguá/SC - O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, junto do Comitê Araranguá realiza nesta terça-feira, dia 29, às 9 horas, na sede do Cetrar/Epagri, a terceira etapa de treinamento destinado aos usuários de água da bacia do rio Araranguá.


 


A oportunidade de cadastro está ativa por tempo indeterminado em todo o Estado. Porém, com a elaboração do Plano de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Araranguá, estende-se até outubro uma campanha de sensibilização para a importância do cadastramento. 


 


As instruções serão fornecidas por Fábio Paganini, profissional da Empresa Profill Engenharia e Ambiente, empresa vencedora da licitação para execução do Plano de Recurso Hídrico da Bacia do Rio Araranguá, onde o cadastro faz parte da etapa B de trabalhos. 


 


"O cadastro é gratuito e é o ponto de partida para a garantia da oferta de água para esta e as futuras gerações. Quem não se cadastra pode receber penalidades por não ter seu uso regularizado. Após este período, faremos o levantamento dos dados arrecadados e, com esse volume, o balanço hídrico da bacia", explica a engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva, Consultora do Comitê Araranguá.


 


O público-alvo deste treinamento são as prefeituras, secretarias de obras, agricultores, criadores de animais, irrigantes, piscicultores, mineradores, indústrias, hidroelétricas e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos para sua atividade produtiva, devolvendo-a para o meio ambiente, alterando o regime, a quantidade ou qualidade dos corpos de água. 


 


 

#

Outras Imagens


Mostrando 1 - 12. Total de 659 em 55 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade