<< Voltar

Notícias | Economia


Santa Catarina já recebeu pelo menos 8 milhões de turistas, desde 15 de dezembro

23/02/2016



A previsão é que pelo menos mais 1,5 milhão de pessoas visitem o Estado até a Páscoa. Intenção é melhorar estrutura para a próxima temporada









Apesar de cerca de metade dos balneários do Litoral chegarem a ter sido considerados impróprios para banho em determinados momentos da estação, Santa Catarina comemora uma das suas melhores temporadas de Verão dos últimos anos. Do dia 15 de dezembro até o dia 15 de fevereiro, 8 milhões de turistas já haviam visitado alguma cidade catarinense. A previsão é de que, até a Páscoa, mais 1,5 milhão de pessoas escolham o Estado como destino das férias.





Em entrevista coletiva que contou com os secretários estaduais que participaram da Operação Veraneio, na manhã desta segunda-feira (22), o governador Raimundo Colombo avaliou que o turismo, inclusive, deve ser considerado uma alternativa à crise que o país vem enfrentando. A ocupação hoteleira, por exemplo, não cresceu apenas no Litoral e na Grande Florianópolis. No interior, notou-se um grande avanço: balneários de fontes termais registraram uma média 92% de ocupação de dezembro até agora. No Litoral, a taxa de ocupação média foi de 90% (chegando perto de 100% em datas como o Réveillon e Carnaval). Os dados são da ABIH e foram apresentados pelo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.


“A maior e a melhor resposta à crise foi o crescimento do turismo. O turismo se distribuiu pelo estado inteiro, o que é muito bom, e assim que passar a Páscoa vamos investir no turismo de Inverno”, destacou Colombo.

Com a alta do dólar, muitos catarinenses e brasileiros de outros estados passaram a escolher destinos de Santa Catarina, assim como estrangeiros e, especialmente, argentinos. Do montante de turistas, 38,75% foram catarinenses, 18,5% gaúchos, 13,7% argentinos (cerca de 1,5 milhão de pessoas), 12,5% paranaenses, 11,25% de outros estados e 5% de outros países (algo em torno de 400 mil pessoas).



Melhorias previstas para a próxima temporada

O presidente da Casan, Valter Gallina, disse que a temporada foi marcada pelo fornecimento recorde de água tratada. Conforme ele, houve mais de 100 ações operacionais ou obras, com investimento superior a R$ 90 milhões, que garantiu o abastecimento tranquilo para os moradores das cidades litorâneas e um número recorde de turistas. A
 companhia está com 23 obras em andamento em várias regiões do estado e outras 11 obras começam ainda em 2016. Florianópolis tem 57% de cobertura de esgoto e deve superar 70% até 2018. A cobertura do esgoto em SC em 44 anos era de 19% e, em três anos, deve aumentar mais 30%. Até 2018, o estado deverá ter 49 % de cobertura de rede de esgoto.

As análises da Fundação do Meio Ambiente em 211 locais são feitas semanalmente, durante a temporada de verão. O relatório apresentado nesta segunda-feira aponta que 149 pontos estão próprios para banho. Em Florianópolis, 49 estão em boas condições de banho e 26 impróprios. Nas outras regiões, 100 estão próprios e 26 devem ser evitados.

“A empresa cumpriu a seu papel de informar a população sobre a balneabilidade e de efetuar a fiscalização necessária. Percebemos um grande aumento no número de praias próprias para banho no nosso estado e temos certeza que isso vai ser uma crescente”, destacou o  presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.





#

Mostrando 1 - 12. Total de 157 em 14 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade