<< Voltar

Notícias | Variedades


Araranguá terá ecoponto

19/06/2014

O Governo do Município de Araranguá é um dos comprometidos com o programa Cidades Sustentáveis. Este programa tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.


Prova de que está comprometido em desenvolver ações de maneira sustentável, é que através da Fundação Ambiental do Meio Ambiente (FAMA), Araranguá terá um ecoponto.


De acordo com o superitendente da FAMA, Paulo Simon, o ecoponto será para objetos inservíveis. “Por exemplo, a pessoa comprou um sofá novo, não tem o que fazer com o velho, pode levá-lo para o ecoponto. Sofá, guarda-roupa, fogão, além de materiais eletrônicos que estejam ou não em funcionamento”, explica.


Simon ainda explica que será feita uma triagem com o material coletado. “Um guarda roupa velho, por exemplo, se não for de madeira tratada, será desmontado e doado para ser utilizado como lenha. Se for de madeira tratada, será encaminhado para o aterro sanitário, que é produto perigoso”, relata.


Doação solidária através do ecoponto


O superintendente da FAMA ainda afirma que será feita a doação solidária. “Funcionará desta maneira, a pessoa tem uma televisão velha em casa, que ainda funciona, mas comprou uma nova e não tem o que fazer com a antiga. Doa para o ecoponto que nós faremos o encaminhamento para uma entidade ou pessoa carente.  São aqueles utensílios que as pessoas não querem guardar, querem se desfazer e não tem um local, mas que ainda estão em funcionamento. Eles podem ser levados ao ecoponto que nós faremos o cadastramento e com auxilio da secretaria de Assistência Social e Habitação, encaminharemos a doação”.


Este é um processo de educação ambiental, com objetivo de destinar corretamente os utensílios inservíveis.


Destino correto aos pneus


Paulo Simon ainda explica que depois de fazer contrato com empresas fabricantes de pneu, estes materiais serão recolhidos também. “Está sendo feito um estudo sobre o assunto, provavelmente em 30, 60 dias, estaremos recolhendo. O maior interesse do ecoponto será o recolhimento de pneu, porque além de ser poluente, é um local onde o mosquito da dengue mais se prolifera. Já temos vários focos do mosquito, mas não temos a doença instalada, o que é um milagre. Esta é uma preocupação, mas é necessário primeiro a parte burocrática, para poder recolher o material e dar o destino correto”.


O ecoponto a princípio terá aproximadamente 10m x 23m. Além disso, há um pátio que está sendo colocado muro, que será utilizado pra os materiais que podem ficar na rua, como madeira, por exemplo, ou que  já foram desmanchados.


Este é mais um grande passo para a Cidade das Avenidas. A inauguração do ecoponto será na terá-feira, 24, na Rua Antônio Bertoncini, nº2057, no bairro Mato Alto, às 9h. O ecoponto foi uma indicação do vereador Adair Jordão, que, preocupado com as questões sustentáveis, viu nesta uma ótima oportunidade de preservação do meio ambiente. “Agora a população tem onde colocar o lixo, ao invés de colocar em terreno baldio”, comemora.

#

Mostrando 1 - 12. Total de 656 em 55 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade