<< Voltar

Notícias | Saúde


Mais Prefeitos da Regional de Araranguá são mobilizados na Campanha contra Drogas do Governo de Santa Catarina

25/11/2015

Mais Prefeitos da Regional de Araranguá são mobilizados na Campanha contra Drogas do Governo de Santa Catarina


 Araranguá  


A Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá promoveu na tarde desta quarta-feira, 25, a última etapa da mobilização de Prefeitos do Extremo-Sul na campanha do Governo de Santa Catarina “Drogas. Não dá mais pra aceitar”.


A reunião aconteceu no gabinete do Secretário Regional Ademir da Silva em Araranguá, e contou com o engajamento e parceria dos Prefeitos de Araranguá, Sandro Maciel; Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini; Maracajá Wagner da Rosa; Meleiro, Jonnei Zanette; Sombrio, Zênio Cardoso; Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho e vice-Prefeito de Praia Grande Nereu Scheffer.


Assim como nos encontros promovidos em Sombrio e Ermo, o secretário Regional de Araranguá apresentou a campanha que tem como objetivo fortalecer a prevenção e o enfrentamento às drogas, com a conscientização coletiva. Ele solicitou a parceria dos Prefeitos da Região na realização de ações nos Municípios, e também entregou materiais da campanha, como camiseta e adesivos. “Ficamos felizes com o engajamento dos Prefeitos nos três encontros realizados. É uma importante campanha lançada pelo Governo de Santa Catarina em parceria com a Assembleia Legislativa, Imprensa, Ministério Público e Poder Judiciário”, disse Ademir da Silva.


Durante a reunião, foram apresentados dados e compartilhadas experiências. Entre elas, o Prefeito de Sombrio Zênio Cardoso, que se referiu às drogas como o mal do século, citou que neste dia 26 o Município juntamente com a Promotoria, realizará a ‘Primeira Caminhada Juventude Sem Drogas’, visando principalmente a prevenção.


Também participaram da reunião os gerentes Regionais de Educação, Nilson Costa; de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dione Helena Ramos Cesa; de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Joacir José Neto e de Administração, Finanças e Contabilidade, Protásio Goulart Junior, além de outras lideranças da Região.


Índices no Estado


Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam que a cada 10 casos de violência registrados em Santa Catarina, 7 estão relacionados a drogas ilícitas. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 2.417 boletins de ocorrências por tráfico de drogas em Santa Catarina.


Entre a população carcerária, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).


Nos índices de homicídio, 65% das vítimas e/ou autores possuem antecedentes criminais, e em quase todos os casos o histórico tem a ver com o tráfico ou uso de drogas. Estima-se que entre 60% e 70% de todas as ocorrências de homicídios tenham ligação direta (tráfico) ou indireta (desavença) com situações envolvendo drogas.


Dados da Secretaria de Estado da Educação apontam que em 2010, em pesquisa em 1,3 mil unidades escolares da rede estadual, 9,27% dos alunos já fez uso de maconha; 2,30% de crack; 1,77% de cocaína; 1,29% de inalantes; e 1,12% de ecstasy.


 

#

Mostrando 1 - 12. Total de 366 em 31 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade