<< Voltar

Notícias | Saúde


SAÚDE: Empenhado recurso de Boeira para UTI neonatal do HRA

17/06/2014

O atendimento especializado e de urgência para bebês recém-nascidos que correm risco de vida está mais perto de se tornar realidade em Araranguá. O Tesouro Nacional empenhou nesta semana R$ 400 mil de emenda do deputado federal Jorge Boeira para a aquisição de aparelhos e móveis hospitalares para a UTI neonatal do Hospital Regional de Araranguá.


 


No ano passado a comunidade esteve reunida em audiência pública com entidades e políticos da região e reivindicou a implantação do serviço no HRA. Naquele encontro Boeira se comprometeu em indicar o recurso, que foi empenhado agora. “E esse tipo de atendimento é um dos mais escassos no Estado e meu objetivo é ajudar a diminuir este déficit o mais rápido possível”, explicou o deputado.


 


Atualmente, Santa Catarina conta com sete UTIs neonatais públicas. São duas unidades localizadas em Florianópolis, uma em São José, uma em Mafra, uma em Joinville, uma em Lages e uma em Criciúma. São apenas 140 leitos deste tipo para atender 295 municípios, quantidade insuficiente em relação à demanda. Como em Araranguá o serviço ainda não existe, os bebês e gestantes que necessitem desse atendimento especializado têm que ser deslocados para Criciúma, Tubarão e Florianópolis. Nas unidades de terapia intensiva neonatal são internados os recém-nascidos prematuros que correm risco de morte e necessitam de cuidados 24 horas por dia. Eles recebem assistência humanizada de equipe multidisciplinar especializada.


 


Conforme a Rede Cegonha de Santa Catarina, a região do Extremo-Sul precisa implantar serviços de atenção especializados à gestante e ao recém-nascido e o Hospital Regional de Araranguá tem condições de receber esses leitos. A sugestão da Secretaria de Estado da Saúde é que sejam quatro leitos de UTI, quatro de cuidados intermediários (UCI), e dois Canguru, nos quais os bebês ficam em contato direto com a mãe. Também há a previsão de cinco leitos de UTI adulto para gestante de alto risco, um centro de parto normal e uma Casa da Gestante, bebê e pós-parto às mamães.


O recurso da emenda de Boeira vai para o Fundo Estadual de Saúde e cabe ao governo de Santa Catarina a implantação da UTI.

#

Mostrando 1 - 12. Total de 366 em 31 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade