<< Voltar

Notícias | Saúde


Sombrio conta com pontos de coleta de óleo de cozinha

10/08/2015

Ciente dos riscos que o óleo de cozinha traz para a natureza quando jogado fora de maneira incorreta, o município implantou pontos para recolher o óleo usado.




Sombrio – O meio ambiente é assunto que preocupa a população de modo geral. Pensando em minimizar o problema que o óleo usado causa na natureza, o Samae de Sombrio já realizou diversas ações para conscientizar as pessoas. Uma solução foi estabelecer os pontos de coleta nas escolas da cidade.




 “Nós sentimos a necessidade de incentivar a coleta de óleo, pois vimos à situação das redes e jogar no solo é crime ambiental. Então nos reunimos junto com a engenheira química e ambiental e fizemos um dia de campo nas escolas do município para conscientizar as pessoas”, disse o diretor presidente do Samae, José Paulo Custodio.




Para se ter uma noção de como o óleo agride a natureza, a engenheira ambiental do Samae, Jadna Rodrigues Lopes, explica que um litro de óleo pode poluir até 20 mil de litros de água, além de provocar o entupimento de pias, ralos e contribuir substancialmente na proliferação de ratos e baratas.




Consciente destes transtornos que podem ser causados quando o óleo é descartado de maneira incorreta, a professora Aldanete Raupp Pereira utiliza os pontos de coleta do município. “Eu sempre coloco o óleo em recipiente depois meu filho leva até os pontos de coleta”, diz.




Outra opção é reutilizar o óleo para fazer sabão. Como é o caso da irmã Suzana Quartiero. Há 25 anos ela utiliza esta técnica e conta como se faz.  “Os ingredientes são: quatro quilos de sebo, cinco quilos de álcool combustível, um quilo de soda, dois litros de água e óleo”. De acordo com a irmã, isso dá 16 quilos de sabão.




 “Primeiro tem que derreter o sebo, colocar no balde, bater um pouco,  misturar a soda em três litros de água e acrescentar o álcool. Quando o produto virar cor de café e fazer uma espuma ele deu o ponto. Depois é só colocar em vasilhas e no dia seguinte está pronto”, explica.




Conforme a irmã Suzana, esse sabão dura mais que o normal e não pode ser colocado no sol, pois pode derreter. Outro benefício é que o produto é considerado melhor que os outros sabões, pois deixa tudo brilhando, sem gordura nenhuma. Ela utiliza o sabão tanto para lavar a louça quanto para lavar roupas e objetos.




O conhecimento também é repassado para a população através de oficinas realizadas. Já foram sete comunidades beneficiadas. 



#

Outras Imagens


Mostrando 1 - 12. Total de 367 em 31 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade